TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da Radiação Termica

Dissertações: Principios Da Radiação Termica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

5. PRINCÍPIOS DA RADIAÇÃO TÉRMICA

Radiação Térmica é o processo pelo qual calor é transferido de um corpo sem o auxílio do meio interveniente, e em virtude de sua temperatura. Ao contrário dos outros dois mecanismos a radiação não necessita da existência de um meio interveniente :

* condução * colisão entre as partículas

* convecção * transferência de massa

* radiação * ondas eletromagnéticas

A radiação térmica ocorre perfeitamente no vácuo, não havendo, portanto, necessidade de um meio material para a colisão de partículas ou transferência de massa. Isto acontece porque a radiação térmica se propaga através de ondas eletromagnéticas. A radiação térmica é, portanto, um fenômeno ondulatório semelhante às ondas de rádio, radiações luminosas, raio-X, raios-g, etc, diferindo apenas no comprimento de onda ( l ). Este conjunto de fenômenos de diferentes comprimentos de ondas, representado simplificadamente na figura 5.1, é conhecido como espectro eletromagnético.

[ figura 5.1 ]

A análise espectroscópica revelou que a intensidade das radiações térmicas variam como mostrado na figura 5.2. Existe um pico máximo de emissão para um determinado comprimento de onda ( lmax ) cuja posição é função da temperatura absoluta do emissor ( radiador ).

[ figura 5.2 ]

A intensidade de radiação térmica é comandada pela temperatura da superfície emissora. A faixa de comprimentos de onda englobados pela radiação térmica fica aproximadamente entre 0,1 e 100 m ( 1 m = 10-6 m). Essa faixa é subdividida em ultravioleta, visível e infravermelho. O sol, com temperatura de superfície da ordem de 6000 K, emite a maior parte de sua energia abaixo de 3 m, enquanto que um filamento de lâmpada, a 1000 oC, emite mais de 90 % de sua radiação entre 1 m e 10 m.

Todo material com temperatura acima do zero absoluto emite continuamente radiações térmicas. Poder de emissão (E) é a energia radiante total emitida por um corpo, por unidade de tempo e por unidade de área ( Kcal/h.m2 - sistema métrico ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com