TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios básicos da teoria contábil

Trabalho acadêmico: Princípios básicos da teoria contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4

2. SOBRE A CONTABILIDADE............................................................................. 4

3. CONCEITOS.........................................................................................................5

4. EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO..................................................................................7

5. TABELA DEMONSTRATIVA......................................................................................8

6. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS........................................................................9

7. SOCIEDADE ANÔNIMA......................................................................................11

8. TIPOS DE SOCIEDADE.........................................................................................12

9. SOCIEDADE ANÔNIMA E LIMITADA.............................................................13

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................13

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, exercemos de forma a clara, as principais diretrizes da Teoria da Contabilidade.

Aplicando métodos ensinados em sala de aula, buscamos resumir aqui o contexto lógico, através de pesquisas didáticas e virtuais.

Entenderemos o que é a contabilidade, o seu objetivo. Sobre o que é ativo e passivo de uma empresa, os modelos contábeis e vamos falar também sobre sociedades anônimas e sua transformação no Brasil.

SOBRE A CONTABILIDADE

A contabilidade é definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades e tudo que o envolve; É o sistema de formação e avaliação econômica e financeira, visando produtividade aos seus usuários.

O usuário pode ser pessoa física ou jurídica, acionista, credores, emprestadores, integrantes do mercado de capitais, ainda administradores da entidade e o fisco.

A contabilidade busca informações e faz análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade. A de financeira e a econômica são as que constituem o núcleo central da contabilidade, enquanto a física e de produtividade são complementares às demonstrações tradicionais.

As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são:

-compreensibilidade;

-relevância;

-confiabilidade; e

-comparabilidade.

A vida particular financeira e de uma empresa tem vários pontos semelhantes, primeiramente ambas visam lucro ou minimamente a estabilidade,e para isso é necessário um controle e planejamento para que não se tenha um gasto maior que o ganho. Para obtenção de um resultado positivo e realização de objetivos é necessário analise prévia que vise riscos.

É preciso além de planejamento manter todos os “setores” da empresa e da vida em harmonia. Assim como em uma empresa temos capital inicial, na vida particular esse dinheiro é derivado de nosso salário (prestação de serviço em troca de capital), as despesas (alimentação, aluguel, transporte, etc.) são como as contas a pagar de uma empresa que incluem salários a pagar para os funcionários, matéria-prima, empréstimos a pagar, encargos sociais e outros, formando o fluxo de caixa.

Como citamos, as semelhanças entre vida particular e empresarial no aspecto financeiro é muito visível, e portanto, podemos concluir que só com uma vida financeira pessoal organizada e equilibrada é possível crescimento, fazendo análise e administração, focando nos objetivos e com o planejamento correto.

CONCEITOS

O entendimento e a análise dos conceitos das características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil.

"O conjunto de bens e direitos de uma entidade" ou "as aplicações de recursos de uma empresa" são os conceitos de ativo e considerados como a definição adequada para o termo, que nem sempre é bem compreendida por estudantes da área. Porém, para Iudícibus, o estudo do ativo é tão importante que poderíamos defini-lo como núcleo essencial da contabilidade, por sua definição ter ligação com a multiplicidade de relacionamentos contábeis, A definição de ativos é utilizada para conceituar outros termos importantes como passivos, receitas, despesas, ganhos e perdas.

Os ativos, para Hendriksen e Van Breda (2007), são, em essência, reservas de benefícios futuros. Para Financial Accouting Standards Board (FASB), a definição de ativo é benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma entidade, por consequência de transações ou eventos passados.

Já para Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009), a definição de ativo é como recursos econômicos possuídos.

"Recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxo de caix" é a definição dada por uma equipe de alunos da USP e da PUC-SP.

Vários autores afirmar que a geração de riqueza está cada vez mais relacionada aos ativos intangíveis, são os itens de maior dificuldade de mensuração e contabilização. Podem ser definidos como direito a benefícios futuros que não possuem corpo físico, e criado por práticas organizacionais ou recursos próprios, estão inclusos nele custos de desenvolvimento de softwares, patentes, marcas, direitos autorais, franquias, capital intelectual e goodwill.

De forma inversa a característica associada ao ativo de benefícios futuros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com