TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios contábeis

Projeto de pesquisa: Princípios contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução..............................................................................................04

Resolução CFC nº 1282/10...................................................................05

Conclusão.............................................................................................

Referências Bibliográficas.....................................................................

INTRODUÇÃO

As empresas do ramo atuarial têm por objetivo oferecer os seguros dos quais atendam as necessidades dos consumidores, na grande maioria empresários.

As modalidades existentes no ramo são diversas, onde cada uma tem sua finalidade para auxiliar as empresas de um modo geral e os consumidores particulares.

Etapa 01

Passo 01

RESOLUÇÃO CFC Nº 1282/10

Esta resolução aborda os princípios contábeis onde demonstra as obrigações que um empresário terá com a empresa e os princípios que o mesmo terá que ter para com a mesma.

O princípio da continuidade, que é o princípio que se refere à operação futura da empresa, mostra que a empresa deverá ter seu patrimônio devidamente mensurado e deverá apresentar os componentes do mesmo.

Na íntegra, o princípio da continuidade diz, segundo a resolução CFC nº 750/93 “pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância”.

O princípio da oportunidade, que é o princípio que se refere á integridade das informações que uma empresa fornece para a elaboração de um balanço, por exemplo. Sem que esse princípio seja rigorosamente cumprido, a empresa perde credibilidade, por isso a importância da transparência nas informações.

O princípio do registro pelo valor original refere-se ao fato de que se deve registrar as ocorrências no momento em que ocorrem e com o valor real da operação, por meio de nota fiscal emitida e com o valor total da mesma.

O princípio da competência refere-se aos registros contábeis realizados no ato em que ocorre o fato, ou seja, se a empresa desembolsar determinado valor para o pagamento de uma conta, por exemplo, o registro dessa saída de caixa deve ser registrado na data em que ocorreu, com a descrição do gasto ou despesa e o valor do mesmo.

O princípio da prudência refere-se á precauções que a empresa deverá ter em determinadas ações, onde se deve avaliar cuidadosamente as alternativas para que as despesas e receitas não superem os ativos e passivos, e que não tragam prejuízos á determinadas tomadas de decisões.

Passo 02

INTRODUÇÃO A ATUARIA/ ORIGENS E EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA ATUARIAL.

As origens de atuária insistem em criar garantias para a sociedade, e estudar o nascimento e a morte das pessoas.

No século XVII na Inglaterra e na Holanda, os governos vendiam ao seus súditos títulos públicos que dava direito a recepção de uma renda vitalícia ao tomador; Sendo necessário determinar o valor em dinheiro que deveria ser cobrado pelo serviço prestado, para que a coroa não tivesse prejuízo.

Na época foram os matemáticos que fizeram esses cálculos, criando a base para o surgimento da matemática atuaria, e a partir do cálculo da probabilidade de Pascal, Graunt e Edmond Halley, na Inglaterra, e De Witt, na Holanda, realizaram estudos usando as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana, registrando nascimentos e óbitos.

A ciência natural nasceu no final da 1º metade do século XIX, na Inglaterra, os primeiros estudos foram para entidades da área de pensão e aposentadoria, com objetivo de estudar a mortalidade da população.

No século XX, expandiu-se a área de seguros, e muitas empresas de seguro e pensão entraram no mercado financeiro, fazendo com que as ci~encias atuarias procurasse se especializar cada vez mais em campos financeiros e econômicos.

Entre os séculos XVIII e XX, foram construídos tábuas de mortalidade, e se desenvolveu as cumutações, ferramenta do cálculo atuarial; Nesse período aconteceu o 1º Congresso Internacional de Atuária do Cálculo Atuarial em Bruxelas, no ano de 1895.

Desde então as seguradoras passaram a oferecer seguro de vida, cada vez mais desenvolvidos.

Risco

É a probabilidade de ocorrência que gera prejuízo econômico, sendo causador de perda econômica reparável.

O risco deve ser possível, incerto, futuro, mensurável, independer da vontade humana, homogêneo e não catastrófico.

Seguro

O seguro é a parte que se compromete a cobrir prejuízos, em casos de acidente coberto pelo contrato, onde recebe uma quantia chamada prêmio de seguro para cobrir esses prejuízos.

A necessidade do homem em controlar o risco fez surgir o seguro.

Renda atuarial

No cálculo de renda atuarial, além da taxa de juros a ser paga, é analisado a incerteza sobre seu pagamento, como por exemplo, na aposentadoria, onde o risco de a pessoa estar viva ou não para o recebimento de uma renda depende do valor que ela precisará pagar para receber, a pensão se estiver viva.

Etapa 02

Passo 01

A ARTE DE ADMINISTRAR RISCOS

Administrar riscos em uma empresa não é tarefa fácil, não se pode fazer adivinhações os administradores devem ter conhecimentos, analisar as tendências ambientais e ter noção de identificar aspectos que possam afetar os negócios da organização.

Nas companhias de seguro os administradores se deparam com diferentes fatos, rumores, acasos, crises financeiras, e com situações imprevisíveis que dificultam em sua tomada de decisões.

Quando há sucesso os administradores agradecem às suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com