TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema Com Cheque

Tese: Problema Com Cheque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

23/05/2014 - por Belisa RotondiQuando alguém ou alguma empresa protesta um título, isso significa que ela registrou em cartório que não recebeu um valor que deveria.

Ou seja, ao protestar um título (como nota promissória, contrato, cheque ou duplicata) está oficializado que o pagamento de uma dívida não foi feito – e o devedor fica com o nome sujo.

O que fazer se o meu nome foi protestado?

Se você recebeu um protesto, precisa pedir uma certidão, que é um documento com os dados de quem protestou. Para retirar a certidão basta ir até o cartório em que seu nome foi protestado e apresentar CPF e RG para retirar o documento.

Caso não saiba em qual cartório o protesto foi feito, pode consultar diretamente em uma agência da Serasa ou do SPC apresentando seu CPF e um documento de identidade com fotoProtesto feito em outra cidade

Se o seu nome foi protestado em outra cidade, há uma chance de você não precisar ir pessoalmente até o local. Alguns cartórios enviam a Certidão de Protesto pelo correio, depois que você faz um deposito das taxas de envio. Fique atento: não são todos os cartórios que fazem esse tipo de serviço, entre em contato por telefone para verificar essa possibilidade.

Como limpar o nome

Com os dados em mãos, você deverá procurar a pessoa ou a empresa que protestou seu título e pagar a dívida. Não tem jeito: só dá para limpar o nome quando a conta estiver paga.

Não se esqueça de pedir um comprovante de quitação, e reconhecer firma em cartório para que o papel seja válido. É esse recibo comprova que a dívida foi paga.

Depois, volte ao cartório, mostre o comprovante e peça o cancelamento do protesto. Mas fique atento, pois esse serviço pode ser cobrado e o valor varia de cartório para cartório.

No final, o próprio cartório irá entrar em contato com a Serasa ou o SPC para dar baixa no protesto e limpar o seu nome.

Dificuldades no pagamento da dívida

Não consigo entrar em contato com a empresa

Primeiro tente procurar no Google pelo nome da empresa ou pela razão social que consta no protesto. É simples: digite o nome da empresa e a palavra “telefone” para você tentar achar. Se mesmo assim não encontrar, existe outra opção. Você pode ir à Junta Comercial do seu estado e fazer uma pesquisa com o nome da empresa, tendo acesso a uma série de dados cadastrais, que inclui o nome dos representantes/sócios da instituição. Com o nome dos sócios, você pode entrar em contato diretamente com eles ou procurá-los em seu endereço residencial. Alguns estados oferecem esse serviço online. São Paulo no https://www.jucesponline.sp.gov.br/Default.aspx. Se você é de outro estudo, procure o site da Junta Comercial da sua região.

A empresa fechou

No site da Junta Comercial, selecione a opção mostrar empresas inativas na hora de fazer a busca. Você pode ter acesso aos dados da empresa mesmo ela estando extinta, e entrar em contato diretamente com os sócios.

Importante: Caso você não consiga de jeito nenhum entrar em contato com a empresa para resolver a divida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com