TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema Da Pesquisa

Ensaios: Problema Da Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO – PROBLEMA DA PESQUISA

O presente trabalho de pesquisa é um estudo de caso Velas Estrela. Buscou-se entender como é realizado o processo produtivo desta fábrica e conhecer mais sobre os processos produtivos e seus desperdícios.

No setor de produção, o principal fator que influencia é o desperdício de materiais, isso pode ser evitado, além de um melhoramento na estocagem de sua matéria-prima e produtos finais, esta é uma questão que muitos dos donos de fábricas não observam e com isso acabam não só perdendo materiais e produtos finais como, também, seu capital de giro acaba ficando com um saldo abaixo do esperado. Algumas empresas acabam falindo por esses motivos. Nesse fator o administrador age e toma as devidas providências para que não venha a chegar à falência.

Nesta questão que vamos chegar, mostrando através de pesquisas e fatos colhidos na empresa estudada que é possível melhorar a área produtiva que muitos administradores geralmente não observam.

Nessa pesquisa procuramos abordar as principais etapas do processo produtivo e verificar os possíveis erros de produção. Além de buscar uma melhoria para o setor produtivo da empresa.

Assim sendo, o problema apresentado é: Até que ponto as ações gerenciais de uma empresa de velas procura melhorar a qualidade de seus produtos?

2. Relevância do Estudo

A escolha do tema justifica-se, pois trata de como esclarecer a empresa a importância de avaliar, dentro do processo produtivo, as possíveis estratégias que visam reduzir os custos operacionais aumentando assim o lucro sem deixar que ocorram mudanças na qualidade do produto e insatisfação do cliente final.

A relevância deste projeto é destacar a diminuição dos gastos produtivos na empresa e seus métodos de estocagem ajudando a empresa a obter lucros. É de extrema importância para a empresa saber aonde esta errando para melhorar seu desenvolvimento no mercado.

É na área produtiva e financeira que a empresa é movida. Este trabalho irá falar sobre a redução dos custos tanto da matéria prima como o produto final, seu procedimento e corrigi os pontos fracos, com isso a empresa poderá visualizar onde a situação é mais crítica.

3. Objetivos

O objetivo deste trabalho e informar o valor de uma observação e mudança no setor produtivo de uma empresa visando seu estoque de matérias primas, materiais acabados e vários outros fatores que contribuam para a diminuição dos desperdícios.

3.1. Objetivo final

(acertar)

O objetivo final desse trabalho é saber até que ponto o desperdício pode ser evitado melhorando o desempenho do setor produtivo da empresa estudada.

3.2. Objetivos Intermediários ou Específicos

Citar qual é a melhor forma de produção;

A especialização dos funcionários;

Melhor forma de evitar desperdícios na área de produção na empresa; Diversificar seus produtos, buscar mais fornecedores da matéria prima, com isso diminuindo os custos e preços finais e identificar qual é a verdadeira necessidade dos seus clientes. Iremos verificar os estoques, saber como é feito o processo de fabricação do produto, seu planejamento produtivo e apontar seus possíveis erros.

4. Hipótese ou Suposição

Nesse trabalho iremos usar uma pesquisa experimental. Nossa hipótese, para o tema a ser debatido, é que observamos uma possibilidade muito grande de solucionar o problema de desperdícios no setor produtivo, diversificando produtos, especializando seus funcionários, diminuindo gastos na matéria prima para atender o consumidor final, melhorando seu planejamento produtivo e dando dicas de como melhorar seu estoque.

5. Delimitação da Pesquisa.

Nossa pesquisa será delimitada no setor produtivo da empresa estudada. Pois necessitamos de informações consistentes sobre o tema abordado neste trabalho, principalmente no que se refere ao estoque de matéria prima e de produto acabado.

5.1. Definição dos Termos

Para que haja uma melhor compreensão do tema proposto, segue definição de alguns termos que serão utilizados neste trabalho:

• PMP: Plano Mestre de Produção.

• Armazenamento: Local para guardar matéria prima e/ou produto acabado.

• Produto acabado: Produto pronto para a utilização do consumidor final.

• Just-in-time: Termo utilizado para empresas que utilizam o método JIT, ou seja, empresas utilizam para evitar o desperdício.

• LEC: Lote econômico, não prejudica o capital de giro da empresa.

• Capital de giro: é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa.

• Controle puxado: é o método de controle da produção em que as atividades fluxo abaixo avisam as atividades fluxo acima sobre suas necessidades.

• Controle empurrado: a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa.

• Os sete tipos de desperdícios: Taiichi Ohno definiu os 7 tipos de desperdícios como todas aquelas atividades que adicionam custo mas não agregam valor. Numa Empresa Lean, estes sete tipos de “Muda” são objetos de uma perseguição sem fim pela eliminação dos desperdícios. Aprender a enxergar o “Muda” a sua volta, é a chave para começar a sua jornada de transformação da sua organização em uma Lean Enterprise.

• Os 5s: O programa tem como objetivo mobilizar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com