TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Socio Ambientais

Trabalho Escolar: Problemas Socio Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a questão de fundo que está por detrás dos problemas socioambientais?

Os problemas socioambientais estão diretamente ligados, a meu ver, por inúmeras negligências de diversos setores públicos, principalmente aqueles que são responsáveis pela habitação.

Podemos ter uma comprovação do crescimento de habitações irregulares em áreas inadequadas aqui mesmo pelo Brasil, onde grande parte da população está onde antes era Mata Atlântica, mas além desse agravante, vemos habitações perto de represas e áreas que poderiam ser de preservação/conservação.

Não se pode descartar que essa segregação urbana está ligada diretamente as diferenças na distribuição de renda de todos os países, não somente do Brasil. Então traça-se um perfil, muito geral, dessas pessoas que habitam essas regiões inapropriada e/ou indevida: Essas pessoas percorrem grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura, falta de saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.

E como esse problema de urbanização “desenfreada” contribui para os problemas ambientais? Alguns exemplos são: criação de favelas, pois são feitas de formas irregulares e geralmente perto de rios, represas para usufruir do recurso hídrico e isso gera uma enorme poluição, visto a falta de rede de esgoto/saneamento básico. As enchentes, não são causa das chuvas, são também causadas por falta de escoamento, pela ampla região ocupada por asfalto e falta de árvores e claro, pela quantidade gigantesca de lixos nos bueiros e rios.

Em alguns casos, o processo de inundação de uma determinada região é natural. O problema é que, muitas vezes, por falta de planejamento público, loteamentos e bairros são construídos em regiões que compõem áreas de risco.

Por esses e diversos outros motivos de crescimento populacional, urbanização e descaso com essas questões por conta de poderes públicos que fecham os olhos para essas situações e alertam (quando alertam) a população apenas das poluições “tradicionais” de carros, indústrias e afins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com