TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Experimental

Trabalho acadêmico: Procedimento Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia Mecânica 1º Período Noturno.

Separação de Misturas.

Índice

1 -Introdução

2 - Procedimento Experimental:

3 - Resultados e Conclusão

3.1 Resultados

3.2 Conclusão

4 - Referencias Bibliográficas

1 - Introdução:

Esta experiência teve como objetivo reconhecer o ponto de ebulição e ponto de fusão como característica de uma substância. Determinou-se o ponto de ebulição e ponto de fusão de uma substância composta e reconheceu-se que o ponto de ebulição e ponto de fusão pode ser modificado. Foi analisado o comportamento de uma substância pura e de uma solução com relação a ponto de ebulição e, também, de uma substância pura e de uma mistura com relação a ponto de fusão.

As substâncias presentes na experiência classificam-se em substância pura e mistura.

A substância pura é o tipo de matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos, sejam moléculas, e por esse motivo apresentando propriedades químicas e físicas próprias. Podemos obter como exemplo desta substância Água pura.

A mistura é formada por duas ou mais substâncias, cada uma delas sendo denominada componente, ou seja, apresentam composição variável. Podemos obter como exemplo o ar que respiramos.

2 - Procedimento Experimental:

Determinação do ponto de ebulição da água e da mistura água – sal

Utilizou-se de um tubo de ensaio preso a haste por uma garra e uma rolha com um termômetro fixado a ela, colocou-se água destilada em um tubo de ensaio até preenche-lo em 1/3 de sua capacidade, juntou-se á água cacos de porcelana, para evitar um superaquecimento e tornar a ebulição mais regular.Aqueceu-se o tubo de ensaio lentamente com um bico de bunsen anotando a temperatura da água de 30 em 30 segundos até seu ponto de ebulição.Retirou-se o bico de Bunsen antes que a água secasse, aguardou-se o resfriamento do sistema. Retirou-se o tubo de ensaio já resfriado e acrescentou-se água até preencher metade de sua capacidade. Acrescentou-se 3 espátulas de cloreto de sódio.

Montou-se o aparelho novamente Aqueceu-se o tubo de ensaio lentamente anotando a temperatura da água de 30 em 30 segundos até seu ponto de ebulição.

Determinação do ponto de fusão do gelo e da mistura gelo – sal

Utilizou-se de um Becker e um termômetro, colocou-se 3 cubos de gelo no Becker, aguardou-se o inicio da fusão. Introduziu-se um termômetro especifico (0ºC – 110ºC) de maneira que o bulbo tocasse levemente os cubos de gelo, lendo a temperatura a cada 15 segundos por um período de 2 minutos anotando os dados obtidos.

Após a coleta dos dados misturou-se ao gelo duas espátulas de cloreto de sódio, Introduziu-se um termômetro especifico (0ºC – 110ºC) de maneira que o bulbo tocasse levemente os cubos de gelo, lendo a temperatura a cada 15 segundos por um período de 2 minutos anotando os novos dados obtidos

3 - Resultados e Conclusão

3.1 Resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com