TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento experimental

Seminário: Procedimento experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização quími-ca. Testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. De forma genérica, os testes de solubilidade permitem em uma primeira análise classi-ficar o composto em substância ácida, básica ou neutra. Assim os testes são realizados em água, solu-ção de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, éter e ácido sulfúrico concentrado.

A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubi-lidade decorrente da simples miscibilidade e a solubilidade resultante de uma reação química, por exem-plo, uma reação ácido-base. As duas estão inter-relacionadas. A primeira é para determinar os solventes apropriados para: recristalização, análises espectrais e reações químicas. A segunda é usada para iden-tificar os grupos funcionais.

Em geral, compostos com grupos polares e de baixa massa molecular terão solubilidade em á-gua. A presença de grupos ácidos (um grupo carboxila, por exemplo) resultará em solubilização em meio básico devido à reação de formação de um sal (carboxilato de sódio). Por outro lado, compostos com grupos básicos (aminas, por exemplo) terão reação em meio ácido gerando um sal de amônio.

Procedimento Experimental

- Testar a solubilidade das amostras A, B, C, D e E seguindo o roteiro apresentado no Esquema 1, ou seja, realizar o primeiro teste com água, caso a substância seja solúvel em água, testar com éter etílico, caso seja insolúvel em água, testar com hidróxido de sódio 5% e assim por diante. Realizar os mesmos testes com as amostras B, C, D e E, separadamente.

- Inicialmente adicionar 2,0 mL do solvente em um tubo de ensaio. No caso dos ácidos adicionar apenas 1 mL (redução de resíduos).

- Adicionar algumas gotas do líquido (ou alguns cristais do sólido) desconhecido, diretamente no solvente. (Atenção não adicionar grande quantidade de amostra porque a análise visual poderá ser comprometida).

- Agitar cuidadosamente durante alguns minutos, acompanhando visualmente o comportamento do sistema.

- Se houver dissolução completa da amostra, o composto será considerado solúvel no solvente de teste.

- Se a amostra dissolver em água, o pH deverá ser medido com papel indicador.

RESULTADO E DISCUSÃO:

Amostra Composto

A Etileno glicol

B N- hexano

C Ácido octilico

D Acetato de etila

E Anelina

F Ácido benzóico

Ao colocar água no tubo contendo a amostra A verificou-se uma solubilidade, posteriormente ao colocar éter em outro tubo contendo a mesma amostra, verificou-se insolubilidade. O que nos levou a concluirmos, com base em uma tabela de classe de solubilidade de compostos orgânicos, que o analisado era, conforme esquematização, insolúvel S 2. Podendo serSais de ácidos orgânicos, hidrocloretos de aminas, aminoácidos, compostos polifuncionais. Dentro os seis compostos nos apresentado inicialmente o único que apresenta determinada característica é o Etileno glicol, o que demonstra que ele é a substancia nos apresentada na amostra A. Vale lembrar que o Etileno glicol,devido suas hidroxilas, faz de interações de hidrogênio com a água, e esse fator demonstra sua solubilidade em determinado meio polar, conforme visto em prática experimental.

Conforme procedimento, ao colocar agua em um tubo com amostra B, esta se apresentou insolúvel, ao repetir o mesmo procedimento, e ao trocar a agua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com