TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Experimental

Seminário: Procedimento Experimental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  370 Visualizações

ETAPA 2

Material necessário

Para visualizar esse fenômeno, pode ser feito um experimento, sala de aula, ou em casa mesmo. Você precisará dos seguintes materiais:

* Papel-filtro (coador de café);

* Canetas de pontas porosas de diferentes cores;

* Um suporte (pode ser algum vasilhame reto)

* Álcool;

* Conta gotas.

Procedimento de realização do experimento

Faça o seguinte: corte o papel-filtro, no formato desejado – certifique-se apenas de que ele fique reto e plano. Coloque-o em cima de algum suporte de modo a ficar bem firme. Em seguida, faça um círculo com pontos de diferentes cores de canetas de ponta porosa. Pingue álcool no centro do círculo e observe o que ocorreu. Continue pingando o álcool até obter o efeito desejado.

Resultados

Observou-se que ao se adicionar o álcool, as cores começaram a se espalhar e em alguns casos notamos a presença de mais de um corante na composição da tinta da caneta.

Isso ocorre porque alguns corantes interagem mais fortemente com o álcool (estão em movimento, se espalhando pelo papel) e já outros interagem melhor com o papel (que está parado).

Consiste numa técnica de separação dos componentes de uma mistura homogênea com base nas suas diferentes afinidades para serem retidos por um material estacionário.

Conclusão científica

Esta é uma técnica barata, rápida e interessante para se fazer na sala de aula com os alunos. Desse modo, eles poderão interagir e raciocinar sobre como o método da Cromatografia pode ser usado para separar e identificar substâncias químicas, mesmo em misturas complexas contendo centenas de compostos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com