TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Decisorio

Artigos Científicos: Processo Decisorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2- PROCESSO DECISÓRIO........................................................................................5

3- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS..........................................................................6

4- TAXA DE RETORNO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO E IMOBILIZAÇÃO DOS RECUROS PERMANENTE............................................................................................................7

5- REGIONALIZANDO.................................................................................................9

6- CONCLUSÃO........................................................................................................10

7- REFERÊNCIA........................................................................................................11

1- INTRODUÇÃO

Processo decisório está inserido na escolha da melhor decisão a tomar, para Jones (1964, p. 23): “um curso de ação eleito por quem decide como o meio mais eficaz disponível para alcançar o objetivo, ou objetivos, o qual se está enfatizando para resolver o problema que o preocupa.”

O individuo esta a todo o momento fazendo decisões que envolvem vários aspectos, em uma situação de escolha entre alternativas que o afligem, porque todas geram conseqüências que nem sempre são as esperadas pelo decisor. Nesse mecanismo que envolve indivíduos, o processo decisório não é um fim, porem um meio para que esses indivíduos atinjam seus objetivos.

O conteúdo que será tratado neste trabalho demonstra como funciona o processo decisório, e como auxilia o decisor na toma de sua decisão e ate mesmo em uma entidade como é o caso da empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS OURODOCE LTDA.

Veremos também quais demonstrações contábeis uma empresa sociedade empresaria limitada e sociedades empresárias anônima devem apresentar o que é e com usar a Taxa de Retorno do Patrimônio Líquido e Imobilização dos Recursos Permanentes.

2- PROCESSO DECISÓRIO

O processo decisório e visto como um conjunto de etapas que auxilia a organização da informação, a análise e a escolha dentre as alternativas. A empresa Indústria e Comércio de Alimentos Ourodoce LTDA, ira utilizar o processo decisório para assim decidir e optar pela melhor maneira em atender o mercado brasileiro ou exportar para a ilha de Malta.

Para isso ira observar bem essa ferramenta que é o processo decisório envolvendo os aspectos comportamentais, tomada de decisões, teorias decisórias e a decisão de investir.

Os aspectos comportamentais proporcionam no processo decisório as características sobre os investimentos a fazer, principalmente o financeiro, permeia a área das finanças corporativas, o investimento de capital a ser aplicado, as analises econômico-financeiras. Observando o fluxo de caixa gerado pelo investimento, principalmente o seu retorno econômico.

Na tomada de decisão as etapas desse processo definem em: Identificação e estudo do problema; Levantamento de alternativas de ação; e estruturação das alternativas para o estudo e a tomada de decisão.

O decisor deve calcular o valor resultante do investimento considerando a probabilidade de cada evento, os objetivos em termos decisórios são classificados em três grupos: Objetivos da escala de meio e fim; Objetivos últimos, aqueles que norteiam o decisor em nível máximo e permanente; Objetivos intermediários representam os meios para atingir os objetivos últimos ou permanentes. Os objetivos permanentes devem ser abrangentes, assim mais eficaz será a escolha dos meios para atingi-los.

Observando todo o processo decisório que implica para a empresa em vender para o mercado brasileiro ou exporta para a Ilha de Malta, fica viável que a empresa atenda ao mercado brasileiro, pois as exigências são muitas em exportar para Ilha de Malta como: Exigências com Receita Federal, com os órgãos Federais e fiscalizadores, impostos altos com a mercadoria e transporte.

E preciso observar que para entrar em um novo mercado, ou seja, as adequações necessárias para o produto, certificação que são exigidas e burocracia local, preço de venda, há também a competitividade, a boa gestão, controles, processo bem definidos e organizados, e sempre inovando.

Como optou em atender o mercado brasileiro tem mais chances de crescimento, pois não precisa ficar preso a um único comprador, mas expandir e visar vários compradores com um custo bem menor.

3- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis obrigatórias estão na Lei n. 6404/76, que sofreu alterações substanciais através das leis ns. 11.638/07 e 11.941/09. As demonstrações contábeis servem para orientar e informar os usuários qual é a atual estrutura patrimonial, econômica e financeira da entidade.

Sendo assim a empresa INDÚSTRIA E COMERCIO DE DOCES ABOBORA DE OURO LTDA é obrigado elaborar as demonstrações contábeis, observando a sua forma de constituição, se for constituída como Sociedade Empresaria – Sociedade Limitada deverá elaborar as seguintes demonstrações: Balanço Patrimonial; DRE – Demonstração do Resultado do Exercício; DLPA – Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados; DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e a DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa.

Como Sociedade Empresaria - Sociedade Anônima deverá também elaborar as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial; DRE – Demonstração do Resultado do Exercício; DLPA – Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados; DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa e a DVA – Demonstração do Valor Adicionado.

Com as demonstrações contábeis os usuários possuem informações úteis para a tomada de decisão, assim quanto mais informações os usuários tiverem a sua disposição, melhor será para tomada de decisões.

Conceito das demonstrações contábeis:

Balanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com