TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de treinamento de treinamento Handebol

Artigo: Processo de treinamento de treinamento Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DO HANDEBOL NO ESTADO DO PARANÁ: ESTUDO DA CATEGORIA INFANTIL.

JOSÉ CARLOS MENDES¹², VIKTOR SHIGUNOV³

1 - Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – Faesi,

2- Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí – Fafipa,

3 - Universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc

Introdução

O Handebol, enquanto Jogo Desportivo Coletivo, possui uma estrutura funcional segundo López (1995), onde se estabelecem os riscos, os elementos e as relações que formam a realidade do jogo, dando a este e aos movimentos de cada jogador um componente comportamental e significativo. A partir desta perspectiva, de estruturas funcionais, o jogo de handebol torna-se um ambiente em constante transformação onde o praticante tem de interagir com os companheiros, com adversários e ainda dominar um objeto nas mais diversas situações, isto dentro de um regulamento previamente estabelecido.

Assim, o Handebol impõe uma seleção criteriosa das atividades inerentes ao seu processo ensino-aprendizagem-treinamento, na medida em que são através delas que os jogadores exercitam e adquirem conteúdos alvos de aprendizagem. Antón (1990) sugere que a metodologia deste processo deve dirigir-se por caminhos de comportamento, da apropriação consciente de situações propostas que favoreçam a criatividade e não da redução da aprendizagem a simples processos de imitação e repetição de repertório de gestos mais ou menos perfeitos como resposta a estímulos isolados.

Neste processo, segundo Greco & Benda (1998) existe uma trilogia indissociável, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem-treinamento, à medida que o processo de aprendizagem se inter-relaciona com o ensino, mas ambos se concretizam e se otimizam através do treinamento. Garganta & Pinto (1995) enfatizam que um processo de ensino-aprendizagem-treinamento torna-se coerente e eficaz à medida que estabelece um quadro de idéias e princípios que privilegiem os aspectos mais importantes para orientar a intervenção de quem ensina e de quem aprende.

No estado do Paraná o Handebol é uma modalidade esportiva que atrae um número significativo de praticantes. O Estado é reconhecido em nível nacional na modalidade, tendo em vista as dezenas de títulos nacionais alcançados nas diversas categorias, tornando-se uma referência na formação de jogadores de alto nível que tem suprido as seleções nacionais em diversas categorias. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento desta modalidade implementado no Estado, aparentemente, seria um modelo ideal a ser seguido pelo país.

Contudo, na observação dos comportamentos de treinadores e jogadores durante jogos em competições que envolvem as categorias de formação, bem como na análise dos regulamentos que as regem, surgiram indagações de como está sendo organizado e estruturado o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do Handebol no estado do Paraná.

Nesta perspectiva, este estudo objetivou caracterizar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento na categoria infantil masculina do Handebol no estado do Paraná. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva-exploratória com 29 jogadores e três treinadores de três equipes do gênero masculino da categoria infantil, filiadas à Liga de Handebol do Paraná.

Os instrumentos para coleta de dados consistiram na observação sistemática e direta, com emprego de filmadora nas sessões de treino e posterior categorização das atividades segundo o instrumento proposto por Nascimento & Barbosa (2000). Os dados foram analisados através de estatística descritiva, especificamente freqüência e freqüência percentual das condições e funções das atividades implementadas nas sessões de treino observadas.

Discussão dos Resultados

Para melhor apresentar e discutir os resultados obtidos buscou-se na caracterização das sessões de treino estabelecer possíveis associações com as principais argumentações dos treinadores entrevistados. Na análise dos dados foram considerados a freqüência e o percentual em cada variável apresentada.

A observação sistemática das 30 sessões de treino técnico-tático, das equipes de Handebol da categoria infantil masculino, possibilitou a identificação e o cadastramento de 264 atividades, bem como a forma com que cada treinador distribui o tempo em segmentos do treino durante as sessões, permitindo constatar também as prioridades estabelecidas.

Na Tabela 1 pode-se constatar as possíveis diferenças na distribuição do tempo empregado pelos técnicos em cada segmento do treino nas sessões de treino da categoria infantil. Em relação à distribuição do tempo por segmento de treino, constatou-se que o treino dos elementos técnicos de ataque e defesa foi o segmento do treino que, em geral, ocupou mais tempo nas equipes investigadas.

Na literatura consultada, Antón (1990) e Greco et al (1998) apontam ser nessa fase o momento de aprendizagem específica da modalidade. Contudo, os autores alertam que a aprendizagem do gesto técnico deve ocorrer de uma forma global, ou seja, sem a realização de treinamento técnico visando à perfeição de movimentos. Além disso, recomendam a necessidade de exercitação desses gestos em situações pedagógicas que exijam adaptações e variabilidade de execução e aplicação.

Os treinadores das equipes A e C, aparentemente, demonstraram uma maior preocupação com esse tipo de aprendizagem, a medida que as segundas e terceiras atividades que empregaram maior tempo de treinamento foram o jogo (15,8% e 8,5 %, respectivamente) e o aquecimento com bola (9,3% e 13 %, respectivamente).

Tabela 1. Duração (em minutos) e freqüência percentual de cada segmento do Treino.

SEGMENTO DO TREINO

EQUIPE A

EQUIPE B

EQUIPE C

GERAL

Conversa com técnico

80

a (8,5%)

b (42%)

60

a (6,8%)

b (31,6%)

50

a (6,7%)

b (26,4%)

190

a (7,4%)

b

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com