TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de treinamento Introdução ao tema e ao problema do estudo

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

Processo de treinamento

Introdução ao tema e ao problema do estudo

Em um mercado altamente competitivo há uma preocupação das organizações com o padrão dos serviços oferecidos, preços, e agilidade nos processos.

Diante da instabilidade mundial observa-se a necessidade de algumas mudanças em relação ao que o cliente quer e o que a empresa pode fazer para fidelizá-lo. Utilizar estratégias que aumentam a vantagem competitiva será um diferencial que poderá definir a preferência do consumidor. Para tanto, um fator que é de grande importância é o capital intelectual.

O treinamento tem justamente a finalidade de capacitar o funcionário, dando-lhe conhecimento, habilidade e competência para a realização e a execução correta das tarefas. Para que a competência exista, deve-se dominar o conhecimento e utilizá-lo de forma correta, sempre visando os objetivos da organização para melhoria contínua.

Etapas do processo de treinamento

Existem algumas situações que geram a necessidade de um treinamento, como quando são comprados novos equipamentos, quando ocorrem mudanças nas rotinas administrativas, quando um funcionário é admitido, promovido ou transferido para outra função. Sendo assim, o treinamento serve para qualificar, atualizar ou aperfeiçoar.

Iremos apresentar as etapas que envolvem o processo de treinamento e desenvolvimento. É importante entender que é necessário planejar e seguir todas as etapas do processo para que os resultados esperados consigam ser atingidos.

Para Chiavenato (2010) o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:

  1. Diagnóstico - levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas a curto, médio e longos prazos;
  2. Desenho - elaboração do programa que atenderá as necessidades diagnosticadas;
  3. Implementação - aplicação e condução do programa de treinamento;
  4. Avaliação - verificar os resultados obtidos com o treinamento.



Objetivo Geral

O objetivo geral desse estudo é diagnosticar o treinamento e consequentemente os aspectos que envolvem a ausência dele, com a intenção de aumentar a vantagem competitiva em relação às empresas de mesmo nível e porte, baseadas em uma análise da empresa fictícia SG Comercial São Gonçalo.

Objetivos específicos:

  • Identificar quais são os indicadores de T&D que são relevantes, segundo a percepção dos colaboradores da empresa pesquisada;
  • Identificar os principais problemas apontados pelos colaboradores da empresa;
  • Demonstrar que a empresa pesquisada utiliza de ferramentas T&D de forma inábil.

Descrição da empresa de Estudo: SG Comercial São Gonçalo

A empresa SG COMERCIAL, fundada em 1995, é uma empresa de investimento imobiliário com participação acionária no Laboratório Aché. A empresa é proprietária de edifícios comerciais de alto padrão em São Paulo, empreendimentos Triple A que totalizam mais de 200.000 m² de área locável, situados nos principais endereços da capital paulista. Em 2009 o grupo passou a investir no segmento de shoppings centers.

Foi analisado o sistema de treinamento na unidade do Rio de Janeiro. Com o início das atividades em setembro de 2011, a unidade de São Gonçalo é o maior centro de compras, serviços e lazer da cidade. Está situada na Rua Dr. Nilo Peçanha, nº 329 Centro – São Gonçalo – RJ.

Em relação aos funcionários, a empresa atua com 47 funcionários orgânicos, e cerca de 1500 funcionários inorgânicos, sendo menos da metade de empresas terceirizadas que prestam serviços diretamente ao SG Comercial São Gonçalo, e seu restante indiretamente.

Cerca de 79% de seus funcionários é predominantemente constituído por mulheres, o que torna um fator interessante a partir do momento em que, tanto mão de obra quanto coordenação e gerência são femininas, direcionando apenas a superintendência e poucos cargos superiores ao público masculino.

A faixa etária varia de acordo com as áreas em questão, o operacional, por exemplo, varia de 23 a 57 anos, o marketing de 25 a 40 anos, o comercial, de 23 a 42 anos, e o financeiro de 21 a 45 anos. As especialidades encontradas variam desde Engenheiros e Arquitetos à profissionais de Publicidade e Administração, uma mistura homogênea que resulta num grande Shopping Center.

A Empresa tem como missão administrar e desenvolver os negócios do Grupo, criando valor para o acionista e satisfazendo clientes, parceiros, terceiros, fornecedores e funcionários. A Empresa tem por visão estratégica ser a melhor empresa do segmento, atuando de forma ética, respeitando o meio ambiente, colaborando com o desenvolvimento humano e da sociedade como um todo.

Tipo de pesquisa

Por meio de uma pesquisa realizada individualmente, o entrevistado fará o preenchimento das lacunas.

Legenda as respostas: S para sim e N para Não.

Formulário de Pesquisa

Pergunta

Resposta

Existe um processo formal de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores?

Esse processo de treinamento orienta-se pelo conceito de gestão e desenvolvimento de competências?

Faz-se o diagnóstico das necessidades formativas, com métodos e instrumentos atualizados?

O plano de treinamento é definido com base no diagnóstico de necessidades de aprendizagem?

O processo formativo abrange os três tipos de competências definidos por Katz?


Apresentação e interpretação dos dados

Questionário 01 – Existe um processo formal de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores?

Resultado: Conforme análise na empresa SG Comercial São Gonçalo das 17 pessoas entrevistadas, 9 concordam que existe sim um processo formal de treinamento e desenvolvimento na empresa.

Questionário 02 - Esse processo de treinamento orienta-se pelo conceito de gestão e desenvolvimento de competências?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com