TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE TREINAMENTO

Por:   •  18/11/2019  •  Artigo  •  4.292 Palavras (18 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 18

FÁBIO MARIANO

A RELEVÂNCIA DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE TREINAMENTO

E DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES NAS EMPRESAS

RIO DE JANEIRO

2019

FÁBIO MARIANO DA ROCHA

A RELEVÂNCIA DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE TREINAMENTO

E DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES NAS EMPRESAS

Projeto apresentado como exigência da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso

                                                     

                                                        Orientador(a) : DEBORA

RIO DE JANEIRO

2019

RESUMO

Possui como objetivo tratar da importância do pedagogo no contexto organizacional, e como as práticas pedagógicas unidas às estratégias de gestão podem contribuir para o crescimento da empresa. Em sua metodologia, a pesquisa é de finalidade aplicada, nível exploratório e de delineamento bibliográfico, confeccionado a partir de materiais acadêmicos. É notável que as grandes empresas que sempre estão aprimorando os conhecimentos de seus colaboradores de maneira que consigam fazer diferença através da educação precisam voltar sua formação para o contexto da sociedade, aplicando técnicas de aprendizagem. Concluiu-se que o pedagogo empresarial junto com a gestão de pessoas serão os grandes responsáveis pelo desenvolvimento daqueles que na organização atuam, junto à prática de gestão, controle e avaliação de aprendizagem são relacionadas, portanto, às ações pedagógicas pertinentes.

Palavras chaves: Gestão de pessoas. Pedagogia Corporativa. Pedagogo Extraescolar

1- INTRODUÇÃO

     Pensar sobre o profissional da educação em um espaço diferente do acadêmico ou escolar se torna instigante diante da perspectiva da compressão de sua atuação educativa. Histórica e culturalmente, então, o pedagogo sempre atuou na educação escolarizada, porém atualmente ele está migrando e conseguindo expandir sua área de atuação.

     Seguindo esta linha, não há uma única forma de educar, e também não é apenas na escola ou no ambiente acadêmico em que ela acontece. Percebe-se então que a educação vai muito além do ambiente tradicional e vai da convivência em sociedade.

     A pedagogia é ciência crítica da educação, portanto, o homem de desenvolve através de sua relação com o meio, participando da aprendizagem. Desta forma, o desenvolvimento da personalidade humana depende de dois fatores: os hereditários, que compreendem as características inatas transmitidas biologicamente para os filhos, e os educacionais, que são as características adquiridas através do aprendizado.

     Na atualidade o conhecimento tem sido cada vez mais valorizado, fazendo com que o aprendizado seja garantia de sobrevivência. A sociedade da informação se comporta de maneira característica, exigindo cada vez mais que seus integrantes se mantenham atualizados, mantenham-se aprendendo.

     As empresas constantemente se comprometem a ajudar no desenvolvimento de seus colaboradores, através do auxílio à qualificação deles, pois significa respaldo no mercado. Por outro lado, o pedagogo está intrinsecamente conectado ao ato de aprender, e as empresas passaram a reconhecer a necessidade deste profissional em seu quadro funcional.

     Desta maneira, este trabalho fundamenta-se na elaboração da relevância do pedagogo no contexto organizacional, e a necessidade de que este seja devidamente reconhecimento em seu papel. A discussão neste trabalho é relevante, pois a pedagogia empresarial contribui para que as empresas desenvolvam seus colaboradores como seres humanos, em todos os seus aspectos: intelectual, social e afetivo.  

     O objetivo geral do presente trabalho aborda sobre a relevância do pedagogo no contexto organizacional, e como as práticas pedagógicas unidas às estratégias de gestão podem contribuir na área de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

2- METODOLOGIA

     O presente artigo buscou através da pesquisa bibliográfica verificar a relevância do pedagogo nas empresas. Foi analisado a importância desse especialista da educação na área de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores no contexto empresarial, bem como discutir a importância desse profissional no processo de gestão de pessoas.

     Para a efetuação da pesquisa no que tange a relevância do pedagogo nas empresas, os principais autores consultados foram: Pereira (2012), Pascoal (2007), Pacheco (2011), Lorensini (2015), entre outros.  Através deles foram apresentados, o caminho e a relevância da pedagogia e do pedagogo em espaços não escolares.

3- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1- CONCEITO DE PEDAGOGIA  

      A pedagogia tem como objetivo geral um objetivo prático de ensino, com processos e técnicas próprias de ensino eficientes para alcançá-los. Komensky, também conhecido como Comenius, é considerado pai da Pedagogia. Recebeu esse título por ter descoberto que um estudante precisa e merece de cuidados específicos para que ocorra a efetiva aprendizagem. Dessa maneira, os sentidos de experiência eram de extrema importância para Comenius (SILVA, 2009; PEREIRA, 2012).   

     Conforme Silva (2009), na doutrina filosófica de Comenius, de nome pansofia, tinha como proposta a universalização do saber e a supressão dos conflitos religiosos e políticos. As inovações trazidas por ele nos métodos de ensino que revolucionou a maneira de fazer educação e os métodos de ensino, dando abertura a uma evolução da pedagogia (PEREIRA, 2012).     

     A pedagogia também está conectada à Grécia Antiga, cujo “pedagogo” era o escravo que levava a criança para o local de ensino-aprendizagem, e responsável pela melhoria da conduta geral, moral e intelectual do estudante (GREGO, 2005; PASCOAL, 2007; SILVA, 2009; PUCHALE, 2016). Da etimologia grega paidagōgía (DICIONÁRIO MICHAELIS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2019).

     A concepção diz que a pedagogia é parte do conjunto normativo de saberes que precisamos adquirir se quisermos desenvolver uma boa educação (SILVA, 2009). Neste sentido, a educação escolar é mediadora do processo de aprendizagem das pessoas com a interação com seu meio (PASCOAL, 2007; OLIVEIRA, 2012).

     Segundo o Dicionário Michaelis de Língua Portuguesa (2019), pedagogia é definido por 4 conceitos. 1 Ciência da educação e do processo de ensino e aprendizagem. 2. Conjunto de doutrinas, princípios e métodos que visam assegurar uma educação eficiente. 3. Método de ensino. 4. Profissão ou exercício da arte de ensinar.

     Como ciência que estuda a educação, a Pedagogia reflete sobre avanços, alternativas, discursos, paradigmas, entre outros acerca da educação, transformando a discussão em conceitos, que se tornam teorias pedagógicas. Tornando-se, de fato, a pedagogia como fato educativo (PASCOAL, 2007; PRADO, SILVA, CARDOSO, 2013). O fato educativo é o contexto social interpretado que mostra como os seres humanos aprendem em cada etapa de sua vida (infância, juventude, fase adulta, melhor idade). Para Freire (2004), a Pedagogia se aplica ao campo teórico-investigativo da Educação e ao campo de trabalho pedagógico que se realiza na práxis social.

     O fato educativo é estudado, além do contexto social já mencionado, também nos sistemas de gestão administrativa e em disciplinas de caráter geral como Sociologia, Filosofia, Psicologia e História (PASCOAL, 2007). Alinhada a essas disciplinas, possivelmente como ramificações da pedagogia unido a filosofia, existe a filosofia da educação e didática. No qual educação refere-se ao ato educativo como uma prática social numa situação em específico que ocorre a relação ensino-aprendizagem de maneira formal ou informal; e a didática, como a técnica para ensinar (GHIRALDELLI JUNIOR, 2005; LIBÂNEO; ALVES, 2012; FRANCO, 2015).

3.2- AS ORGANIZAÇÕES

     Conforme Chiavenato (2006), à medida que uma organização se torna bem-sucedida, ela sobrevive ou cresce, e ao crescer, um maior número de pessoas é requerido para executar as atividades e compor o quadro funcional. Antes, as organizações eram centradas nas tarefas, mas hoje, centrada nas pessoas, a necessidade de harmonização ocorre em função das relações e anseios humanos (PACHECO, 2011).

     Desta maneira, a cultura organizacional se forma. Ela se apóia “nos hábitos, práticas, símbolos, comportamentos, valores éticos e morais, ademais de crenças, princípios, políticas, sistemas e clima de uma organização” (SILVA et al., 2019, p. 49). Seguindo o pensamento de Silva et al. (2019), a cultura organizacional é resultado das relações de trabalho e o significado que elas possuem, em seu próprio contexto, para as pessoas envolvidas. Sendo assim, a comunicação é essencial, pois é consoante a construção de sentido compartilhado na organização. Desta forma, a cultura se perpetua. 

     A comunicação é oriunda da relação social, e o pedagogo é um profissional que lida com o social em sua essência (FREIRE, 2004; SILVA, 2009; FRANCO, 2015). Assim, conforme Pacheco (2011), as organizações são propícias a serem ambientes educativos, porque são formadas por pessoas que capacidade inata de criar, que é uma das ferramentas mais importantes do pedagogo.

     Mas além de trabalhar na cultura organizacional de maneira geral, o que tange as necessidades de se atualizar das empresas são urgentes. Pacheco (2011, p. 17) em seu trabalho, nos trouxe:

Com o anseio de fabricarem produtos de qualidade, surge o profissional para treinar e desenvolver os funcionários para diferentes funções. O Treinamento forneceria o essencial para o cargo atual e desenvolvimento referia a uma visão mais ampla do conhecimento, preparando para funções mais complexas do crescimento do ser humano na empresa. Essas seriam as qualificações rápidas da mão de obra.

Na metade dos anos 90, os avanços tecnológicos e científicos recentes introduziram novas estruturas de trabalho, exigindo outras qualificações e perfil profissional. Tais acontecimentos trazem impactos e geram transformações qualitativas na área organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (197.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com