TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Casos: Processos Administrativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 3

Dando seqüência a explicação de cada item que compõem o processo administrativo,serão abordados nesse post o segundo processo Administrativo,Organização.

A organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto,organização significa o ato de organizar,estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa,a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar,organizar,dirigir e controlar.

Como tal, a organização é uma atividade básica de administração,serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa,a organização depende do planejamento,da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo,que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas.

Com a ajuda da organização a empresa reúne e integra os seus recursos e competências,define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los,estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação.proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração,define os níveis de autoridade e de responsabilidade e assim por diante. A organização representa todos os meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento,a direção e o controle da ação empresarial a fim de atingir os seus objetivos.

Verificamos que,em função dos seus objetivos,as empresas definem os seus domínios,isto é,o nicho ambiental no qual pretendem aninhar-se e estabelecer o seu ambiente de tarefa. A seguir,as empresas estabelecem os meios necessários para operar e alcançar esses objetivos e assegurar sua sobrevivência e seu crescimento. Ou seja,estabelecem estratégias para o melhor aproveitamento e aplicação de seus recursos. Para implementar suas estratégias,as empresas precisam planejar sua atividades e operações antes que elas sejam realizadas. E,para realizá-las,as empresas precisam agrupar,estruturar,organizar e sincronizar todos os seus recursos e habilidades para uma operação global. É o que chamaremos de organização da ação empresarial. Cada empresa tem o seu modo próprio de organizar sua estrutura interna,agrupar recursos,estabelecer hierarquia de autoridade,dividir e decompor a tarefa global em subtarefas que serão realizadas por indivíduos ou por equipes,bem como de reintegrar e coordenar as subtarefas da tarefa global. O problema fundamental para a organização da ação empresarial para organização da ação empresarial é alcançar coerência entre todas essas áreas de decisão.

ABRANGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO.

A organização,como função administrativa,se desdobra nos três níveis organizacionais.

1. Organização no nível global da empresa: É a organização que envolve a empresa como uma totalidade. É o chamado desenho organizacional,tratado no nível institucional e que pode assumir vários tipos;

2. Organização no nível departamento da empresa: É a organização que abrange cada departamento ou unidade da empresa. É o chamado desenho departamental,ou simplesmente departamentalização,e é tratado no nível intermediário;

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com