TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Decisorios

Trabalho Escolar: Processos Decisorios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 6

Analise as afirmações a seguir:

I) O Seis Sigma nasceu na Motorola em 15 de janeiro de 1987, objetivando transformar a empresa para que essa pudesse enfrentar os concorrentes estrangeiros, que estavam fabricando produtos com maior qualidade e menor custos.

II) Em 1988 a Motorola recebeu o Premio Nacional de Qualidade Malcolm Balbrige, e a partir de tal data o Seis Sigma foi conhecido como o responsável pelo sucesso alcançado por essa organização.

III) No Brasil o pioneiro na implementação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor, que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir de projetos Seis Sigma.

A

A afirmação I está correta e a II e III incorretas.

B

As afirmações I e III estão incorretas e a II está correta.

C

As três afirmações não estão corretas.

D

As afirmações I e III são contraditórias.

E

As três afirmações estão corretas e a I e II se completam.

Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa. Pode-se afirmar que:

I) O seis sigma tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores.

II) No Brasil segundo Werkema (2004), o pioneiro na implementação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor, que, em 1999, obteve mais de 20 milhõesde reais de retorno, a partir de projetos Seis Sigma.

Porém

III) O interesse pelo Seis Sigma, no Brasil, não está crescendo. A pioneira na implantação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor (Multibrás e Embraco), que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir dos primeiros projetos Seis Sigma concluídos.

A

As afirmações I e II estão corretas e III incorreta;

B

As afirmações I e III estão incorretas e a II está correta;

C

As três afirmações estão corretas e a II e III se completam;

D

As afirmações I e III estão corretas e II incorreta;

E

As três afirmações não estão corretas.

O Lean Manufacturing, por sua vez, é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa.

I) Como o Lean pode ser aplicado em todo tipo de trabalho, uma denominação mais apropriada é Lean Operations ou Lean Enterprise.

II) As origens do Lean Manufacturing remontam ao sistema Toyota de Produção.

III) O programa resultante da integração entre o Seis Sigma e o Lean Manufacturing, por meio da incorporação dos pontos fortes de cada um deles, é denominado Lean Seis Sigma.

IV) As empresas optam pelo Seis Sigma com o objetivo de melhorar radicalmente o desempenho da organização e saltar à frente de seus concorrentes, obtendo maior lucratividade e gerando mais valor para os acionistas.

V) Uma empresa que tem como meta, por exemplo, dobrar o valor do negócio em um prazo de três anos, não pode ficar dependo somente da estratégia do Seis Sigma como uma das principais estratégias para o alcance dessa meta.

Estão corretas somente as afirmativas:

A

A afirmação I está correta e a II e III incorretas.

B

As afirmações I e III estão incorretas e a II está correta.

C

As afirmações I a IV estão corretas e a V está incorreta.

D

As afirmações IV e V são contraditórias.

E

As afirmações estão corretas e a IV e V se completam.

Com relação ao Seis Sigma, pode-se dizer que:

I) O Seis Sigma enfoca os objetivos estratégicos da organização e estabelece que todos os setores-chave para a sobrevivência e sucesso futuros da empresa possuam metas de melhoria baseadas em métricas quantificáveis, que serão atingidas por meio de um esquema de execução projeto por projeto.

II) Os projetos são conduzidos por equipes lideradas pelos especialistas do Seis Sigma (Black Belts ou Green Belts).

III) Os esforços para implementação do Seis Sigma somente podem ser liderados pelo CEO ou pelo principal executivo da empresa, isto é, o Seis Sigma deve ser implementado “de cima para baixo”, com um elevado comprometimento da alta administração da organização.

IV) Outros elementos-chave do funcionamento do Seis Sigma são a mensuração direta dos benefícios do programa pelo aumento da lucratividade da empresa (“bottom-line results”), o foco na satisfação do consumidor e a aplicação do DMAIC, que é o método estruturado para o alcance de metas utilizado pelas equipes de projetos.

A

Estão corretas somente as afirmativas I e II;

B

Está incorreta somente a afirmativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com