TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procure informações sobre tipos de investimentos

Tese: Procure informações sobre tipos de investimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo1 Pesquisar informações sobre tipos de investimentos.

Investimento é um termo de uso corriqueiro, muito utilizado nos dias de hoje, podendo ser facilmente encontrada em textos de jornais (inclusive os populares), revistas (sem a necessidade de ser da área de administração), sites na internet, em discursos políticos entre outros. Facilmente encontramos associados a estes textos alguns exemplos de investimento tais como; a compra de um imóvel, carro, uma aplicação financeira, abertura de uma empresa, atender a um curso. O fato de a palavra investimento ser utilizada com tanta freqüência não faz com que ela seja compreendida corretamente.

Investimento é um conceito originário do campo da economia. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar capital disponível para gerar mais recursos, sendo esta a característica comum aos exemplos citados. Existem hoje três tipos básicos de investimentos: os investimentos públicos, os investimentos privados e os investimentos mistos.

Os investimentos públicos são caracterizados por serem recursos provenientes de governos ou entidades publicas com o intuito de gerar bem estar social. Este tipo de investimento não tem por objetivo gerar um retorno monetário, e sim um retorno social. Podemos assim listar como exemplos de investimentos públicos hospitais, escolas, rede de saneamento básico entre outros.

Caracterizamos como investimentos privados quando os recursos utilizados são provenientes de pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, tendo como objetivo o retorno monetário aos seus investidores. Dentre estes investimentos encontraremos os maiores geradores de empregos e tributos dos países capitalistas. Listamos assim como exemplo de investimentos privados fabricas particulares, lojas de varejo, shopping centers entre outros.

Por sua vez os investimentos mistos têm seus recursos provenientes parte dos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Este tipo de investimento tem como objetivo ambos os retornos, monetário e social. Sendo a Petrobras e o Banco do Brasil bons exemplos de um investimento misto.

Devemos ter em mente que os investimentos são fundamentais tanto para economia quanto para as organizações. O crescimento econômico de um país só acontece com um fluxo de caixa continuo de investimentos, pois é necessário aumentar a produção nas fabricas, empresas, fazendas, e tudo o mais que se possa medir pelo PIB. Uma vez que as unidades têm capacidade de produção limitada, a única maneira de aumentar uma produção existente só é possível através de investimentos.

Os investimentos também influenciam diretamente na sobrevivência das organizações que em longo prazo estarão condicionadas ao volume de investimentos realizados, podendo ter dois aspectos: expansão das organizações, e na reposição do capital.

Na busca destes investimentos cabe ao administrador analisar os investimentos de forma racional, sempre com o objetivo de optar pelo melhor; para que o mesmo tenha certa segurança ao optar por um tipo de investimento ele deve fazer as considerações econômicas financeiras e do ambiente empresarial.

Nas considerações econômicas, (estudo de engenharia econômica), devemos analisar a rentabilidade e o risco dos investimentos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com