TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto, Localização E Layout

Dissertações: Produto, Localização E Layout. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 13

Projeto do Produto

Um projeto consiste em esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.

-> Por exemplo, criar um website novo, ou redesenhar um website já existente, é um PROJETO, já atualizar um website é um processo operacional permanente, não é um projeto. No entanto, o planejamento do conjunto de processos de atualização de um site é um projeto.

O resultado de um projeto é sempre diferente de outros produtos e serviços existentes.

Pode ser um produto tangível.

-> Um livro, uma exposição, um automóvel.

Ou um intangível:

-> Um conjunto de processos desenhados para a venda online de livros usados.

A realização de cada projeto pode ser aferida e acompanhada através de métodos e ferramentas específicos, que verificam a duração, os custos, o desempenho da equipe, a aderência do produto aos objetivos.

Estas ferramentas podem ter diversos graus de complexidade e são indicadas de acordo com as necessidades de cada organização, ou de acordo com a natureza dos empreendimentos, as atividades de negócios, o tamanho e a amplitude dos projetos.

Ciclo de Vida do Produto

O modelo de ciclo de vida do produto (CVP) é a linha de produção de um produto ou marca. É a sua história completa através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.1

Ele também é utilizado para a avaliação de uma forma de produto ou até mesmo uma marca de uma empresa em conjunto com a matriz BCG, o que não é considerado adequado dentro da teoria de marketing.[carece de fontes]

Quando se fala do ciclo de vida de um produto fala-se tanto, por exemplo, de aparelhos de fax, carruagens, fornos de microondas e discos de vinil quanto do sucesso ou fracasso de uma versão específica de um produto.

O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa avaliada. A questão seria (com um exemplo actual): quanto vale a pena investir (em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado) em fitas VHS? Através da análise do ciclo de vida do produto pode-se ter um forte auxílio para esta resposta.

Todo o negócio busca modos de aumentar suas receitas futuras, maximizando o lucro das vendas de produtos e serviços. O fluxo de caixa permite à empresa manter-se viável, investir em desenvolvimento de novos produtos e aumentar a sua equipa de colaboradores. Tudo para buscar adquirir participação de mercado adicional e tornar-se líder em sua indústria.

Um fluxo de caixa (receita) consistente e sustentável vindo das vendas dos produtos é crucial para qualquer investimento de longo prazo. A melhor forma de obter um fluxo de caixa contínuo e estável é com um produto "vaca leiteira" (ver Matriz BCG), um produto líder que tem uma grande participação de mercado em mercados maduros.

Os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos e muitos produtos em indústrias maduras são revitalizados através da diferenciação e da segmentação do mercado.

Existem algumas ferramentas de software que ajudam a gerenciar o ciclo de vida de um produto.

Engenharia de Produtos

A engenharia do produto abrange, dentro da engenharia de produção, o conceito de desenvolvimento de produtos. De acordo com CHIAVENATO (2005), denomina-se desenvolvimento de produtos a área que cuida de todos os estudos e pesquisa sobre criação, adaptação, melhorias e aprimoramento dos produtos produzidos pela empresa.

Dentro da engenharia do produto tem-se a gestão do desenvolvimento de produtos, o processo de desenvolvimento de produtos e o planejamento e projeto do produto.

A gestão do desenvolvimento de produtos (GDP) se refere ao conjunto de processos, tarefas e atividades de planejamento, organização, decisão e ação envolvidos para que o sistema considerado alcance os resultados de sucesso esperados. (CHENG & FILHO, 2007).

O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é um processo que parte das necessidades/conceito do consumidor e termina com a tradução desse conceito em uma especificação de algo que possa ser produzido. Cabe ao PDP desenvolver produtos que atendam às expectativas do mercado em termos de qualidade; que sejam introduzidos no mercado no tempo adequado e de forma mais rápida que os concorrentes; e a um custo do desenvolvimento e da manufatura do produto compatível com o orçamento e os custos alvo. (TOLEDO, 2000).

E por fim um projeto é um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto ou serviço singular, dentro de restrições orçamentárias; e seu desempenho é avaliado pela medida em que essas três variáveis são atendidas. (MAXIMIANO, 2009)

KRISHNAN E ULRICH (2001) definem que a atividade de desenvolvimento, planejamento e projeto de um novo produto não é simples e nem direta, ela requer pesquisa, planejamento cuidadoso, controle meticuloso e, mais importante, o uso de métodos sistemáticos.

Tecnologias CAE, CAD, CAM

• CAD – Vamos ser honestos ? Pensou em CAD – já respondeu “AUTOCAD” ? Pensar na marca “AUTOCAD” está errado, mas pensar em um sistema baseado em “desenho” está corretissimo. CAD significa Computer Aided Design (desenho auxiliado por computador) são programas utilizados pela engenharia, geologia, arquitetura, design e disciplinas diversas de Engenharia, para facilitar o projeto e desenho técnicos, como por exemplo os 2 maiores sistemas de CAD do Mundo: AutoCAD (www.autodesk.com) ou Microstation (www.bentley.com).

• CAE significa Computer Aided Engineering (engenharia auxiliada por computador) sistema para cálculos de engenharia em projetos elaborados via CAD. É importante registrar as vantagens de utilizar-se sistemas CAE, pois o tempo e o custo utilizado na realização de um projeto e seus cálculos serão menores, além de toda e qualquer alteração pode ser feitas rapidamente no modelo CAD.

• CAM significa Computer Aided Manufacturing (Fabricação Assistida por Computador) são programas utilizados para fabricação das peças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com