TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto do Refino

Trabalho acadêmico: Produto do Refino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PITÁGORAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Petróleo

Histórico

Reservas

Constituintes

Produto do refino

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS

SETEMBRO 2013

UNIVERSIDADE PITÁGORAS

UNIVERSIDADE PITÁGORAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Petróleo

Histórico

Reservas

Constituintes

Produto do refino

Divinópolis - Minas Gerais

Setembro 2013

Sumário

Petróleo ............................................................................4

Histórico ...........................................................................5

Reservas ..........................................................................8

Constituintes..................................................................10

Produto do Refino .........................................................13

Conclusão ......................................................................16

Bibliografia ....................................................................17

Petróleo

O petróleo é o sangue da civilização moderna. Alimenta a grande maioria dos equipamentos de transportes mecanizados mundiais – automóveis, camiões, aviões, comboios, navios, equipamentos agrícolas, militares, etc. O petróleo é também a principal matéria-prima dos produtos químicos que são essenciais à vida moderna. A dádiva terrena do petróleo é finita e a procura do petróleo continua a aumentar com o tempo. Neste sentido, os geólogos sabem que, numa data futura qualquer, a oferta de petróleo convencional não será capaz de continuar a satisfazer a procura mundial. Nessa altura a produção de petróleo convencional terá atingido o seu pico e começará a diminuir.

Um grande número de peritos prevê que a produção mundial do petróleo convencional ocorrerá num futuro relativamente próximo, como se resume no Quadro I-1. [1] Tais previsões estão repletas de incertezas devido à pobreza dos dados, aos próprios interesses políticos e institucionais, e a outros fatores complicativos. O ponto principal é que ninguém sabe com certeza quando é que a produção mundial de petróleo atingirá o pico, [2] mas os geólogos não têm dúvidas de que isso irá acontecer.

Neste trabalho falaremos sobre o petróleo, sua origem, composição, extração, refinação e não deixando de citar seus aspectos químicos. A definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.

Histórico

Figura 1 http://cepa.if.usp.br 07/07/13 10:20

O petróleo era conhecido já na antigüidade, devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. No Antigo Testamento, é mencionado diversas vezes, e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado há quase seis mil anos. No início da era cristã, os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação. O petróleo de Baku, no Azerbaijão, já era produzido em escala comercial, para os padrões da época, quando Marco Polo viajou pelo norte da Pérsia, em 1271.

A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. Em 1850, na Escócia, James Young descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. Em agosto de 1859 o americano Edwin Laurentine Drake, perfurou o primeiro poço para a procura do petróleo, na Pensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera. A produção de óleo cru nos Estados Unidos, de dois mil barris em 1859, aumentou para aproximadamente três milhões em 1863, e para dez milhões de barris em 1874.

Figura 2 http://cepa.if.usp.br 07/07/13 10:20

Até o final do século XIX, os Estados Unidos dominaram praticamente sozinhos o comércio mundial de petróleo, devido em grande parte à atuação do empresário John D. Rockefeller. A supremacia americana só era ameaçada, nas últimas décadas do século XIX, pela produção de óleo nas jazidas do Cáucaso, exploradas pelo grupo Nobel, com capital russo e sueco. Em 1901 uma área de poucos quilômetros quadrados na península de Apsheron, junto ao mar Cáspio, produziu 11,7 milhões de toneladas, no mesmo ano em que os Estados Unidos registravam uma produção de 9,5 milhões de toneladas. O resto do mundo produziu, ao todo, 1,7 milhão de toneladas.

Outra empresa, a Royal Dutch–Shell Group, de capital anglo–holandês e apoiada pelo governo britânico, expandiu-se rapidamente no início do século XX, e passou a controlar a maior parte das reservas conhecidas do Oriente Médio. Mais tarde, a empresa passou a investir na Califórnia e no México, e entrou na Venezuela. Paralelamente, companhias européias realizaram intensas pesquisas em todo o Oriente Médio, e a comprovação de que região dispunha de cerca de setenta por cento das reservas mundiais provocou reviravolta em todos os planos de exploração.

A primeira guerra mundial pôs em evidência a importância estratégica do petróleo. Pela primeira vez foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com