TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos-Natura

Casos: Produtos-Natura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  2.398 Visualizações

Página 1 de 6

Os produtos da Natura são considerados de bem não-durável, pois é um bem tangível, podendo ser consumido rapidamente e comprado com freqüência, estão disProduto:

Classificação de produto

Os produtos da Natura são considerados de bem não-durável, pois é um bem tangível, podendo ser consumido rapidamente e comprado com freqüência, estão disProduto:

poníveis em muitos locais e tem uma pequena margem de lucro no varejo.

Os produtos se dividem entre linhas e usos, são eles:

LINHAS

Natal, Sempre presente, Crer para ver, Natura Aquarela, Natura Chronos, Natura Eckos, Natura Erva doce, Natura Faces, Natura Fotoequilíbrio, Natura Mamãe e Bêbe, Natura Naturé, Natura Plant, Natura Tododia, Perfumaria Natura, Natura Seve, Natura Una, Natura Kaiak, Sr N, Natura Homem, Amó, Natura Higeia, Frutífera, Natura Vovó

USOS

Acessórios, Ambiente, Barba, Bêbe, Tratamento dos cabelos, Corpo e rosto, Embalagens para presente, Higiene oral, Papelaria, Para casa, Para vestir, Perfumação, Perfumaria feminina, Tratamento anti-sinais, Desodorantes Natura, Banho de cheiro, Polpa hidratante, Proteção solar, Maquiagem e pele, Hidratantes para o corpo, mãos, pés, lábios e rosto, Crianças, Sabonetes, Desodorantes Corporais, Gloss, Base, Gel, Sombra, Delineador, Perfumaria Masculina, Pré maquiagem, Pincéis, Kit, Jogo, Perfumaria Infantil, Loção, Emulsão, Hidratante, Proteção aerosol, Hidratante labial, Frutal, Pincéis, Perfumaria, Preparação para pele, Higiene íntima, Alimentação, Demaquilante, Massagem, Antitranspirante roll-on, Cuidados para o corpo

http://scf.natura.net/Produtos/Default.aspx

Com a concorrência do mercado, produtos cada vez mais próximos de uma igualdade, tanto física quanto tecnológica, deixa nas mãos do profissional de Marketing a busca pela diferenciação, por dar atributos, satisfazer os desejos e necessidades do consumidor com muito mais criatividade e funcionalidade, aproximando a realidade do sonho do consumidor.

Para que tudo seja realmente valorizado pelo consumidor, deve-se ter em mente que o produto é constituído de 5 níveis, cada um correspondendo a um grau de satisfação do consumidor e trazendo características próprias, em nível crescente e com expectativas diferentes.

Por inúmeras razões o profissional de Marketing deve estar atento ao seu produto, sem perder de vista o que a concorrência está fazendo, logicamente todos os estudos necessários foram devidamente realizados, os dados foram transformados em Informações e dão uma linha a seguir ao desenvolver um novo produto para um consumidor específico.

Os 5 níveis de produto são: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Niveis_de_Produto_em_Marketing.htm

Benefício central: este é o ponto em que o consumidor está comprando o benefício fundamental do produto, como exemplo pode-se citar um consumidor que procura um quarto de hotel, onde ele compra descanso e pernoite;

Produto básico: neste ponto o benefício central é transformado em um produto básico, como exemplo o quarto de hotel inclui uma cama, banheiro, toalhas, escrivaninha, penteadeira e armário;

Produto esperado: aqui uma série de atributos e condições são normalmente esperados pelo consumidor, então o quarto de hotel deve ter cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e um relativo grau de tranqüilidade;

Produto ampliado: este é o nível onde o profissional de Marketing excede as expectativas do consumidor, dessa forma o hotel pode incluir um aparelho de tv com controle remoto, flores frescas, registro rápido, checkout expresso, boas refeições e serviço de quarto;

Produto potencial: neste nível o produto têm todas as transformações a que um produto deve ser submetido num futuro, é onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os consumidores e diferenciar sua oferta, logo, pode ser um hotel exclusivamente com suítes, onde os hóspedes ocupam uma série de quartos, representam uma transformação inovadora do produto hotel tradicional.

Destacamos o produto potencial, como nível mais alto dos produtos da Natura, pois a empresa está sempre em busca de melhorias para atender aos desejos e necessidades dos seu clientes, tornando cada produto como “ único “.

A dissertação do produto potencial foi tirado da pg 90 da apostila.

Ciclo de Vida do produto

Produto: Desodorante Colônia Frescor de Madeira em Flor

http://www.reclameaqui.com.br/3698222/natura/produto-fora-de-lina/

Matriz BCG - http://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG

Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:

Em questionamento (também conhecido como "ponto de interrogação" ou "criança-problemática"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande investimento e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".

Estrela: exige grandes investimentos e são referências no mercado, gerando receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.

Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.

Abacaxi (também conhecido como "cão", "vira-lata" ou "animal de estimação", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa quota de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atractiva e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.

Matriz BCG - Boston Consulting Group

http://scf.natura.net/?gclid=CJyr55_WnrMCFQ70nAod-HcA1Q

12. Matriz BCG - http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Natura-Projeto-Integrado/10584.html

Ponto de interrogação

Alta taxa de crescimento do mercado.

Baixa participação de mercado.

Produtos Novos:

1) Natura Chronos Hydra hidratante protetor para o rosto FPS 15 – 23855

Características: Também inspirada na mulher bonita de verdade, Natura Chronos Hydra traz mais do que uma simples hidratação para a pele da mulher brasileira, traz toda a tecnologia de Chronos em uma linha de produtos que além de hidratar, protege a pele da ação do dia-a-dia.

Benefícios: Hidratação (este produto é Chronos Hidratante e não Chronos Hidratante Antissinais), proteção contra as agressões do dia-a-dia e textura ultraleve.

2) Óleo Desodorante Corporal Natura Sève Pimenta Rosa

Características: mantém a pele mais hidratada e bonita após o banho.

Benefícios: oferece hidratação por até 24 horas e perfume suave, além de deixar um leve brilho sobre a pele. Deixe seu corpo falar com o novo Óleo Natura Sève Pimenta Rosa.

Estrelas

Alta taxa de crescimento do mercado.

Alta participação de mercado.

Produtos:

1) Natura Ekos Sabonetes Cremosos em Barra Puro Vegetal Sortidos – 22124.

Características: (Pitanga, Buriti, Maracujá e Andiroba) Natura Ekos traz para o seu banho ativos originários da biodiversidade brasileira. São cores da terra, cheiros da mata e ativos da natureza numa composição de sabonetes cremosos e perfumados. Uma Fragrância para cada momento. Elaborados com óleo 100% vegetal extraído de forma sustentável, estes sabonetes não contém gordura animal.

Benefícios: Maior sensação de maciez, espuma cremosa e emoliência.

Indicação:Todos os tipos de pele .

Volumetria: 04 Unidades 100 g cada uma. (Pitanga, Buriti, Maracujá e Andiroba)

2) Natura Ekos Polpa Hidratante para as Mãos Castanha – 06603.

Características: Aliando as propriedades emolientes do óleo de castanha-do-brasil à tecnologia, a Natura criou este rico hidratante que protege as mãos, formando um filme delicado e perfumado sobre a pele. Explore os sentidos, sinta essa cremosidade natural na palma de suas mãos.

Benefícios: hidrata e protege as mãos, formando um filme delicado e perfumado sobre a pele.

Volumetria: 75g

Vaca leiteira

Baixa taxa de crescimento do mercado.

Alta participação de mercado.

O principal produto que a Natura vende é o Chronos Comunicação Celular.

Características: um produto para tratamento cosmético anti-sinais. Indicada para mulheres a partir de 30 anos, incorpora uma base tecnológica avançada.

Benefícios: atuando em um mecanismo fisiológico que, até recentemente, representava um desafio para a ciência: a comunicação entre as células da pele.

Animais de estimação

Baixa taxa de crescimento do mercado.

Baixa participação de mercado.

Produto da empresa Natura: Sabonete líquido Cupuaçu para mãos

Características: Princípios Ativos: Cupuaçu

Indicação: Homens e Mulheres

Benefícios: Maciez e sutileza no momento de lavar as mãos, deixando suavidade e um agradável toque. Formula vegetalizada.

Este produto deixou de ser fabricado pela Natura. Essa constante troca acontece devido à demanda de mercado e para colocação de novos produtos também.

...

Baixar como  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »