TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao E Operaçao

Tese: Produçao E Operaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

2. ETAPA 01 – Aula-tema:

Produto

O Produto representa aquilo que a empresa sabe fazer ou produzir. Podemos dizer que e a vocação da própriaempresa. O que pode ocorrer frequentemente é a produção de uma extensa da linha de produtos ou de serviços para atender a uma gama enorme de necessidade do mercado e aproveitar as vantagens do esquema de produção e comercialização.

Cada produto apresenta suas características próprias, como sua marca, embalagem, tamanho, custo, qualidade, preço entre outros e a administração do produto deve se adequar inteiramente as características do produto produzido. O produto produzido constitui o resultado final de todas as operações da empresa, se apreciarmos a empresa como um sistema aberto, o produto representa a principal saída ou resultado do sistema. Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Portanto, como produtos, consideramos bens físicos (furadeiras, livros, etc), serviços (cortes de cabelo, lavagem de carro, etc.), eventos (concertos, desfiles, etc.), pessoas (Pelé, George Bush, etc.), locais (Havaí, Veneza, etc.), organizações, (Greenpeace, Exército da Salvação, etc.) ou mesmo ideias (planejamento familiar, direção defensiva, etc.)

Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo. Assim os fatores diretamente relacionados a oferta de marketing são aqui estudados.

Quais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão de Produto. O consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem a atenção dos profissionais de marketing.

Classificação de Produto

O produto tem basicamente três características muito importantes, contudo existem três pontos chaves que são de importância em qualquer oferta:

Qualidade: Tem a ver com o quão perfeitamente seu produto satisfaz um desejo ou necessidade do cliente. Pesquisa e Desenvolvimento podem colaborar com a crescente qualidade de um produto. Eliminação de deficiências e fortalecimento de pontos fortes influenciam a qualidade percebida de seu produto favorecendo sua aceitação.

Apresentação: A apresentação pode ser o diferencial numa escolha entre concorrentes. Um produto não só deve ter qualidade como deve também aparentar ter qualidade. Cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público-alvo.

Marca: A construção de uma marca forte para seu produto é consequência de um relacionamento satisfatório com seu mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, sua marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.

Etapas para desenvolvimento do produto.

- Identificação de oportunidade

- Análise do problema (levantamento de informações)

- Geração de ideias

- Triagem

- Desenvolvimento e teste do conceito

- Desenvolvimento da estratégia de marketing

- Análise financeira/comercial

- Desenvolvimento do produto/Teste de mercado/Comercialização

SABE-SE QUE:num ambiente como atual que e turbulento global de concorrência crescentemente intensificado na maioria dos mercados e dinâmicos, o desenvolvimento de novos produtos e um ponto extremamente importante na obtenção de vantagens competitivas. Hoje uma empresa que visa alavancar sua condição competitiva ela precisa fazer chegar ao mercado o mais rápido possível que os da concorrência produtos melhores que atendam e superam as expectativas dos clientes.

A dinâmica é desenvolver bem o produto e processos inovadores e eficiente que atingem excelência na gestão deste desenvolvimento, são as que de fato obterão as vantagens competitivas mais sustentáveis.AS empresas que ficam esta guinadas estão fadadas a ver seu desempenho operacional ficar aquém dos concorrentes mais ágeis e por conseguinte ver seus resultados financeiros piorarem,segundo WHEELWRIGHT e CLARK,as principais forças que levam a esta importância crescente de novos produtos e processos não estão ligado exclusivamente a novos desenvolvimentos científicos e tecnológicos de ponta,mas a fatores mais amplos como a competição internacional intensa com os mercados globalizados,as empresas hoje para ser competitiva no seu mercado ela tem de ter um desempenho comparável ao desempenho de classe mundial,pois os melhores concorrentes estão presente em virtualmente todos os mercados locais ,mercado mais fragmentados e exigentes, tecnologias evoluem a taxas nunca antes vista,a influência do projeto no desempenho e custo da produção e uso de produtos,os custo de produção de produtos é definida na fase do projeto.

Nos anos 60 as empresas multinacionais estavam situadas em países diferentes, a característica dessas empresas era a geração de lucros para a matriz.

Após essa época as multinacionais mudaram e se transformaram em empresas transnacionais que não se prendiam às suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com