TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção E Operação

Artigos Científicos: Produção E Operação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Engenharia da produção é uma área que estuda o desenvolvimento automobilístico, buscando aprimoramento e conhecimento para a evolução e aceitação do produto pelos clientes.

A grande concorrência cresceu muito entre as empresas de automóveis com isso a Volkswagen se viu obrigada a correr atrás de novidades e com isso a busca pelo desenvolvimento nessa área chegando ao consorcio modular.

Enfim tudo que uma empresa precisa é baixar seus custos e isso foi um grande encontro o consorcio modular.

2. CONSÓRCIO MODULAR

Consórcio Modular é um projeto inovador em termos de tecnologia e respeito ao meio ambiente e colaborador.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende adotou esse modelo inovador de gestão que ao longo dos anos, provou ser um sucesso. Resende descreve o objetivo do processo modular; “Um dos objetivos do Consórcio Modular é o repasse de atividades de montagem aos consorciados de forma a permitir a redução dos custos e do tempo de montagem do produto, uma vez que várias tarefas são realizadas em paralelo.” ( et al, Resende, 2002)

2.1 Funcionamento e objetivo

Funciona assim: oito parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças, por exemplo: a Maxion (cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabina), a Carese (pintura) e a Continental (pneus).

O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da Volkswagen. Por sua vez, o Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados.

“Vale ressaltar o fato de que a Volkswagen vem passando por uma profunda reforma estratégica de seus negócios. A empresa vem mudando o seu foco, que antes era o volume de participação no mercado para o foco da qualidade de seus produtos, produtividade e lucratividade de suas plantas industriais”

(RESENDE, Alexandre; COSTA, Francisco; RUTKOWSKI, Jacqueline; CARVALHO, Leonardo; ALMEIDA, Ricardo; SILVA, Welington, 2002 p.04).

2.2 Fluxograma do Consorcio modular Volkswagen:

Fonte: www.volksvagem.com.br

Os parceiros não participam do lucro final dos produtos. Eles continuam sendo fornecedores, com a grande diferença de também montar as peças que vendem. A estratégia aumenta a produtividade e torna a montagem mais eficiente e flexível. Além disso, ao compartilhar a produção com os parceiros, a empresa consegue se concentrar mais em outros aspectos de seu negócio, como a logística, as estratégias de marketing, o atendimento ao consumidor e, em especial, o desenvolvimento de novos produtos.

Os funcionários dessas empresas são da mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com