TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual - Gestão publica

Por:   •  1/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.911 Palavras (16 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTODRUÇÃO...............................................................................3

2 ADMINISTRAÇÃO: PÚBLICA X PRIVADA 2.1 CONCEITO; SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS; E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS................4

3 GESTÃO DE PESSOAS 3.1 CONCEITO, CULTURA ORGANIZACIONAL E TREINAMENTO/DESEVOLVIMENTO.................6

4 ÉTICA 4.1 DEFINIÇÃO, ANÁLISE SOBRE A SOCIEDADE ATUAL................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................9

REFERÊNCIA.......................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Entidade Pública são instituições sociais e suas ações são desenvolvidas com objetivo por seus membros e dirigidas dentro do seu cronograma de execução e sistemas de atividades, devidamente estruturados e coordenados, atuando de forma efetiva de acordo com o ambiente ao redor.

É um conjunto de pessoas que atuam juntas de forma criteriosa e com divisão de trabalho para alcançar um objetivo comum proporcionando resultados. Também podem ser definidas como um sistema cooperativo racional, onde as pessoas se dispõem a cooperar entre si de maneira racional e intencional.

A Entidade constitui a aplicação da potência e do desenvolvimento econômico e social dos indivíduos que a compõe. Vivemos em uma sociedade organizacional que são as principais impulsionadoras da inovação e do progresso, pois são elas que produzem bens e serviços. O bom desenvolvimento de uma nação e qualidade de vida dos povos depende efetivamente da qualidade e superioridade de suas organizações.

Concluindo que o agente (individuo) tem papel essencial não apenas no cumprimento das tarefas inerentes ao cargo, mas nas mudanças recorrentes para a forma de gerir tais entidades da administração pública as entidades nos dias de atuais.

2 ADMINISTRAÇÃO: PÚBLICA X PRIVADA 2.1 CONCEITO; SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS; E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS.

Conceito de Administração: é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção ou gerência”.

Administrar é um dos fatores mais significativos que contribuem para o fato das organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos, atingindo seus objetivos e superar seus desafios (MAXIMIANO, 2004).

A administração na sociedade tornou- se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a administração avulta como o fator chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje (CHIAVENATO, 2003, p. 20).

As semelhanças entre as administrações Públicas e Privadas são que seus gestores utilizam técnicas de Planejamento (Define a missão; formula os objetivos e planos); Controle (Define padrões; monitora e avalia desempenhos; e cria ações corretivas); Organização (Dividir o trabalho, agrupar as atividades em órgãos e cargos, definir autoridade e responsabilidade); e Direção (Designa pessoas, coordenar esforços, comunicar, liderar, motivar e orientar). ( Adm. Ind. e Geral, Fayol, 1916).

Tanto no setor privado quanto no público são utilizadas técnicas de motivação e liderança. Muitas das funções administrativas são as mesmas, como as áreas de finanças e de recursos humanos. Ambos recebem pressões do meio externo, como fatores econômicos, políticos e sociais. Os gestores públicos podem e devem utilizar modernas técnicas de administração, como a gestão por competências, a gestão por processos, as organizações em rede, a qualidade total, etc. O que não deve ocorrer é uma utilização destas técnicas sem que se tenha em mente as diferenças entre a administração privada e pública. As principais diferenças são:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PRIVADA

Eficiência é a capacidade de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Sendo assim, através deste conceito, uma entidade eficiente é aquela que realiza uma tarefa da melhor forma possível, produzindo resultados interessantes ao cliente, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. Eficácia está relacionada à ESCOLHA e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

Tratando-se dos níveis de decisões da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com