TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual

Trabalho Escolar: Produção Textual Interdisciplinar Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

Métodos Estatísticos I Pinho, A L S;

Spyrides, M

Nesta unidade serão abordados assuntos relacionados à fase de coleta d e dados, destacado e m cinza na Figura 3.1. Co mentou-se, anterior mente, na

Unidade I a mportância de u m b o m procedi mento de coleta de dados durante u m estudo. A qualidade da decisão a ser to mada dependerá da qualidade dos dados disponíveis. N o capítulo anterior, as ideias básicas de vários planos a mostrais fora m apresentadas.

Nesta unidade, dar-se-á continuidade ao tópico que trata de co mo produzir d a d o s através de vários tipos de estudos.

Estudos, de u ma maneira geral, são conduzidos para averiguar inú meros aspectos de u ma população.

O objetivo deste

Capítulo é proporcionar ao aluno a aprendizage m de co mo questionar, de for ma cientifica m e n t e f u n d a mentada, se u m deter minado estudo é válido e merece real mente atenção.

Figura 3.1: As etapas do método científico – coletar dados e m destaque

D e p a r t a mento de Estatística -

S i n t e t i z a r o s r e s u l t a d o s o l e t a r a d o s o r m u l a r t e o r i a s ( h i p ó t e s e s ) n t e r p r e t a r m a r d e c i s ã

Métodos Estatísticos I Pinho,

Spyrides, M

É co m u m na leitura de u m jornal ou u ma revista a publicação de matérias sobre resultados de u m estudo indicando que u m deter minado tipo de ali mentação faz be m para a saúde. Até aí, não haveria nada de estranho se não fosse pelo fato d e s s e estudo contradizer u outro estudo publicado na m e s ma fonte e m u ma e d i ç ã o anterior. Portanto, o peso que se dá ao resultado de u m estudo dependerá de co mo os dados fora m obtidos e sintetizados. As próxi mas seções apresenta m os tipos d e estudos existentes, as dificuldades encontradas e cada u e u guia d e p r o c e d i mentos para u ma boa execução de estudos, au mentando assi m, o vocabulário e s t a t í s t i c o . 3.1 –

G e r a l mente o objetivo principal de toda pesquisa ou análise científica é encontrar relações entre variáveis.

É co m u m haver interesse e m saber se d u a s variáveis quaisquer estão relacionadas, e o quanto estão relacionadas, seja na vida prática, seja e m trabalhos de pesquisa, por exe m p l o :

• se o sexo dos funcionários de u ma e mpresa está relacionado co m a função e x e r c i d a ; • o quanto a te mperatura a mbiente e m u ma região influencia a prevalência de d e t e r minadas doenças; se o nível de escolaridade de u m grupo de e mpreendedores está relacionado c o m o grau de sucesso por eles alcançado.

O pesquisador ao iniciar a investigação precisa estudar e avaliar o fenô meno e m estudo co m u ma visão sistê mica do processo para que possa identificar e reunir todas as variáveis que atua m nesse processo.

N o r m a l mente, pretende-se mostrar que u ma variável causa u ma alteração e m outra variável. D e p a r t a mento de Estatística -

Métodos Estatísticos I Pinho, A L S;

Spyrides, M

U ma variável que pode estar causando a alteração de outra é co m u m e n t e c h a mada de variável explanatória ou variável explicativa ou variável independente ou variável preditora ou fator, geral mente denotada pela letra X. U ma variável que sofre a influência de outra é n o r m a l mente c h a mada de variável resposta ou variável dependente, geral mente denotada pela letra Y. Identificando situações práticas

O nasci mento de bebês pre maturos constitui u m a p r e o c u p a ç ã o e m s a ú d e p ú b l i c a , p o i s p o d e t r a z e r p r o b l e mas de repercussões futuras à sua saúde. Identificar os fatores de risco que pode m estar associados ao nasci mento de pre maturos é de interesse da sociedade.

C o m e s t e intuito, desenvolveu-se u ma pesquisa para avaliar se variáveis tais co mo: condições s ó c i o - e c o n ô micas da fa mília, cor da mãe, tipo de parto, o fu mo na gravidez, aspectos da saúde e dieta ali mentar da mãe pode m interferir na pre m a t u r i d a d e . Dependerá do propósito da investigação.

I n i c i a l mente, o pesquisador precisa definir quais as variáveis resposta e explicativas no processo estudado.

D e p a r t a mento de Estatística -

Quais as variáveis p o t e n c i a i s e x p l i c a t i v a s ?

Qual a variável resposta de interesse no estudo?

Métodos Estatísticos I Pinho,

Spyrides, M

Definição 3.1:

As unidades são objetos ou indivíduos nos quais são feitas as m e d i d a s ou observações.

Definição 3.2: Variável resposta é a dependente, ou seja, é a observação medida no indivíduo ou objeto na qual o pesquisador busca infor mação. É a variável que sofre a influência das variáveis explanatórias.

Deseja-se explicar as mudanças na resposta através de alterações nas variáveis explanatórias. Na área de saúde, quando a resposta é a ocorrência de casos de doença, a variável é deno minada desfecho.

Definição 3.3:

Variável explicativa ou explanatória é a independente, ou seja, é a variável que influencia no co m p o r t a mento da variável resposta e que d e v e m ser consideradas na análise. As variáveis explanatórias p o d e m ser d e n o m i n a d a s independentes, covariáveis.

Quando a resposta refere-se à exposição de pessoas a d e t e r minadas doenças (desfecho), as variáveis explanatórias são cha madas de fatores de risco ou fatores de exposição. Suponha que o interesse de u m estudo é deter minar a relação entre u ma dieta rica e m fibras e a redução do risco de u m ataque cardíaco. Pode m-se observar as pessoas segundo o tipo de dieta, se rica e m fibras ou não.

Após u m aco m p a n h a m e n t o dessas pessoas, observa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com