TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual

Monografias: Produção Textual Interdisciplinar Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Compreendida como processo social básico, a comunicação faz parte de um processo dialógico, onde a interação permite que as mensagens transitem entre emissores e receptores, o que promove a vida em sociedade ao enfatizar as relações humanas.

A comunicação é de suma importância na construção de relações interpessoais. Assim, no ambiente administrativo, ela permite uma visão mais aguçada ao seu redor, firmando um contato maior entre os seus envolvidos. Esse tipo de relacionamento atua diretamente no direcionamento das ações da organização, uma vez que bons resultados são obtidos através de bons relacionamentos, enquanto os maus relacionamentos fazem nascer resultados lastimáveis.

Assim, a comunicação é vista pelos clientes internos, como uma ferramenta para obter informações que julguem necessárias dentro da instituição, enquanto os clientes externos, usam a comunicação como peça primordial a ser considerada nas ações oriundas do processo de gestão da empresa.

O alinhamento do discurso, como apresentado no texto, é peça principal para o público interno e externo, visto que permite que a instituição atue em diferentes públicos, analisando o que deve ser reforçado e avaliando possíveis vulnerabilidades.

A comunicação interna é necessária para desenvolvimento eficaz da empresa. À medida que os envolvidos participam, firmam compromissos com a missão organizacional e, consequentemente, com os resultados individuais e coletivos. Manter o grupo informado, propicia tempo para reverter situações críticas que sejam originadas por falhas na comunicação, assim, não compromete a produtividade, que poderia gerar conflitos posteriores.

No texto ora lido, a comunicação apresenta-se de forma eficaz e precisa. A empresa oferece reunião com funcionários em diferentes patamares, enfatizando uma comunicação aprazível entre os envolvidos.

Para acompanhar as modificações no mercado, novas ferramentas estão sendo inseridas, de acordo com a realidade de cada região, ou até mesmo de cada empresa, no sistema comunicacional oferecido. Além das ferramentas apresentadas no texto lido, é possível acrescentar como sugestão a editoração multimídia para o uso nas empresas.

A editoração multimídia para a empresa está presente nos diversos meios que ela usa para se comunicar. Exemplificando, pode ser citado, vídeos de incentivos. Um recado gravado, recado do presidente, do gerente, estimulando seus colaboradores a aumentar a produção, informando o aumento de porcentagem nos lucros, a venda de produtos novos, entre outros.

À medida que o mercado de trabalho apresenta-se cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar preparadas para os desafios constantes. Isso implica em buscar profissionais que possuam além das habilidades técnicas, habilidades humanas alinhadas aos objetivos estratégicos das empresas.

Destina-se como fator primordial para o sucesso de líderes e liderados, a efetiva comunicação interpessoal, propiciando aos mesmos, o alcance dos resultados planejados anteriormente.

Considerada como um ponto principal em uma empresa, a comunicação é o elo entre todo o público estratégico, imprescindível para que todos dialoguem com ética e transparência, agregando valores à empresa e, de certa forma, incentivando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com