TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual L

Monografias: Produção Textual Interdisciplinar Individual L. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

Entender a evolução histórica das Teorias da Administração é a base para o bom desenvolvimento de seus estudos. Após estudar os materiais da disciplina, escreva sobre a abordagem clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração. Desenvolva um texto diferenciado as escolas umas das outras.

3 Os estudos de administração pressupõem o entendimento da dimensão humana e das relações sociais envolvidas no processo de gestao empresarial. tomando por base cap.3 cultura e ideologia do livro homem, cultura e sociedade, escreva um texto abordando a relação social homem espaço e o surgimento do modo de produção capitalista........................................................................................................................

4- As empresas são movidas por pessoas e estas têm diferentes atitudes e motivações. neste sentido pesquise nos materiais da disciplina comportamento organizacional e escreva sobre atitudes e motivação abordando: as teorias da motivação, a motivação e sua relação com o desempenho e o ciclo motivacional..................................................................................................................7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar as evoluções da Teoria da Administração e a suma importância da profissão do administrador, colocando alguns pontos sobre a opinião dos trabalhadores e a visão da sociedade através de Émile Durkheim, considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social, por Max Weber, que foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia e Karl Marx, um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna.

Aborda o processo da comunicação, suas etapas tipos e formas. A concepção do homem e das relações sociais envolvidas no processo de gestão empresarial.

Mostra as teorias da motivação e sua relação com o desempenho e o ciclo motivacional.

2 DESENVOLVIMENTO

1- ENTENDER A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO É A BASE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE SEUS ESTUDOS. APÓS ESTUDAR OS MATERIAIS DA DISCIPLINA, ESCREVA SOBRE A ABORDAGEM CLÁSSICA, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. DESENVOLVA UM TEXTO DIFERENCIADO AS ESCOLAS UMAS DAS OUTRAS.

• ABORDAGEM CLÁSSICA:

A abordagem clássica se divide em: Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor e Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.

Partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das

Organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

Escola da Administração Científica: Desenvolvida nos Estados unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Sua preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional. Constitui uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial). A ênfase nas tarefas é a principal característica dessa orientação.

• ABORDAGEM HUMANISTA:

O início do Século XX foi marcado por sérias críticas ao modelo mecanicista inserido pela Administração Científica de Taylor, onde o homem é considerado parte da máquina. Surgiu então, um movimento que propunha uma nova visão das organizações, mais humana e menos cientificista. Diferente da Administração Científica de Taylor e a Escola da Organização Formal de Weber, a Escola das relações humanas, ou abordagem humanística das organizações, visualiza a organização como um organismo vivo e o homo economicus nessa abordagem, foi substituído pelo homo social.

Desta forma, essa abordagem tem como ícones Elton Mayo e Kurt Lewin, eles queriam tornar as relações no ambiente de trabalho mais humanas.

Segundo Orlickas, com a abordagem humanística “tomou-se o rumo da humanização das empresas, reduzindo-se a valorização do poder e do status, ou seja, valorizaram-se os grupos sociais, as comunicações, a motivação, a liderança, as abordagens participativas e a satisfação no trabalho”. Bernardes e Marcondes, definem a teoria das relações humana da seguinte maneira: Forma de uma ideologia que procura adaptar o participante à micro sociedade que é a empresa, a fim de produzir mais em benefício dos acionistas.

A operacionalização dessa “teoria” consiste em resolver conflitos e desajustes pessoais por meio de especialistas em relações industriais e assistência social, bem como aplicação de testes de personalidade, entrevistas de saídas e treinamento.

• ABORDAGEM COMPORTAMENTAL:

A partir dos trabalhos de dinâmica de grupo desenvolvidos por Kurt Lewin, ainda na sua fase de impulsionador da Teoria das Relações Humanas, com a divulgação do livro de Chester Barnard e, posteriormente, dos estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo culminado com a publicação do livro de Herbert Simon, sobre o comportamento administrativo, uma nova configuração passa a dominar a teoria administrativa. Todavia, é a partir da década de 1950 que se desenvolve inicialmente, nos Estados Unidos, uma nova concepção de administração, trazendo novos conceitos, novas variáveis e, sobretudo, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações. A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com