TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor Como Intelectual Transformador

Ensaios: Professor Como Intelectual Transformador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

Professores como intelectuais transformadores

O tema abordado apresenta discussões no que diz aos apelos por mudança educacional existente e o papel do professor na preparação da juventude de nosso país. Essas discussões segundo HENRY A. GIROUX apresenta aos professores tanto uma ameaça quanto um desafio, a primeira é no que se refere à capacidade dos professores da escola publica de oferecerem uma liderança intelectual e moral para os alunos; e o desafio é que o papel do professor é ignorado quando se trata de preparar os aprendizes para serem cidadãos ativos e críticos.

Segundo o autor a atual crise na educação tem a ver com a tendência crescente de enfraquecimento dos professores em todos os níveis de educação e esse reconhecimento é uma precondição teórica para que eles se organizem e estabeleçam uma voz coletiva no atual debate. Para melhorar a qualidade da atividade docente é necessário examinar dois problemas importantíssimos: examinar as forças ideológicas e materiais que tem contribuído para a proletarização do trabalho docente- administrar e implementar programas curriculares; e defender a escola como instituições essenciais para o desenvolvimento de uma democracia critica, tendo os professores como intelectuais transformadores que relaciona reflexão e pratica acadêmica a serviço da educação.

Uma das maiores ameaças aos professores existentes e futuros professores da escola publica é o desenvolvimento crescente de ideologias instrumentais que enfatizam uma abordagem tecnocrática na preparação dos professores e também para a pedagogia de sala de aula. Pois de acordo com o autor as racionalidades tecnocratas e instrumentais desempenham um papel cada vez maior na redução da autonomia do professor com respeito ao desenvolvimento e planejamento de instrução em sala, onde reserva aos professores o simples papel de executar procedimentos e conteúdos e instrução predeterminados. Mediante a isso podemos afirmar que as principais questões referentes a aprendizagem são reduzidas ao problema administração- professores, estudantes e materiais prontos; quando o profissional deveria estar envolvidos na produção desses materiais curriculares adequados aos contextos culturais e sociais da vida dos estudantes.

Faz- se necessário repensar e reestruturar a atividade docente- encarar os professores como agentes transformadores, inserindo- os no levantamento de questões acerca do que vai ensinar, como vai ensinar, e quais são as metas mais amplas pelas quais estão lutando. Ou seja, devem assumir um papel responsável na formação dos propósitos e condições de escolarização. Fazendo isso poderemos começar a repensar e reformar o tradicionalismo existente onde (os estudantes podem aprender a partir dos mesmos materiais) e condições que tem impedido que os professores assumam todo o seu potencial como estudiosos e profissionais ativos e reflexivos.

Para concluir, os educadores devem trabalhar para criar condições que dê aos estudantes a oportunidade de tornarem- se cidadãos que tenham o conhecimento e coragem para lutar a fim de que o desespero não seja convincente e a esperança seja viável; no entanto, para que isso ocorra o professor deve trabalhar de acordo com as necessidades de seus alunos em seus diversos ambientes: culturais, racionais, histórico e de classe e gênero, juntamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com