TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola não é Um Espaço Neutro E O Professor Deve Ser Um Intelectual Transformador, Sendo Assim Discutir Quais são As Dificuldades Atuais Para Implantação Do Trabalho Participativo No Cotidiano Escolar.

Artigos Científicos: A Escola não é Um Espaço Neutro E O Professor Deve Ser Um Intelectual Transformador, Sendo Assim Discutir Quais são As Dificuldades Atuais Para Implantação Do Trabalho Participativo No Cotidiano Escolar.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 3

“A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.”

A escola é um dos ambientes mais importantes na vida do ser humano, no decorrer do seu desenvolvimento. Mas está longe de ser um espaço neutro, quando o objetivo principal deveria ser a transmissão do conhecimento de forma pura e sem qualquer tipo de controle e influências de qualquer natureza, e um ambiente que deveria ser formador de opinião, tornou-se um local alvo de propagação política e cultural.

È uma instituição massificada por ideologias e muitas vezes distante de divulgação real do conhecimento. Está repleta de conteúdos onde o aluno não se reconhece, onde não vê a escola como um espelho da realidade, e que torna fácil o problema da evasão escolar. O difícil é lutar contra a corrente do sistema que a mantém ligada ao ensino tradicional e cheia de materiais obsoletos, onde o professor muitas vezes não consegue mudar ou acaba se moldando ao sistema.

Temos inúmeras dificuldades, uma delas começa com a própria lei, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que dá uma direção á seguir, mas não possibilita fazer acontecer esses princípios nas nossas escolas, fora as dificuldades de infra-estrutura e melhores condições de trabalho.

No espaço escolar, os educadores se encontram com dificuldades, como a falta de interação e comprometimento dos pais com a educação de seus filhos, deixando essa tarefa a mercê da escola, quando é um trabalho conjunto entre a escola e família.

A família deve entender e participar dos projetos pedagógicos, e a escola têm que saber a realidade vivida pelo aluno, criando estratégias para educá-lo de maneira eficaz, se adequando as situações econômicas e sociais.

O professor por sua vez, tem um papel fundamental, já que é na sala de aula que tudo acontece, onde ocorre a troca de conhecimentos e interação professor-aluno. Trabalhar o que é essencial para o aprendizado de seus alunos é o mais importante, pois cada aluno tem seu modo de aprender, nenhum aprende igual ao outro. O professor precisa adquirir a compreensão de que é capaz de formar cidadãos, que ele é um formador de opinião, um estimulador de humanos pensantes, mas que para que isso seja possível, ele precisa ter estratégias para aplicar os conteúdos de forma prazerosa e próxima da vivência dos seus alunos, e que cada aluno á sua maneira possam ser capazes de entender e adquirir também valores éticos, religiosos, morais e culturais.

O professor ainda deve ser flexível e buscar ser um mediador no processo de aprendizagem, visando ferramentas didáticas, linguagem acessível, e lidar com a problemática da inclusão e da diversidade escolar dos alunos no ambiente de sala de aula.

Contudo vale enfatizar que, mesmo com todas essas dificuldades (legislação, família, recursos escassos, sociedade), a missão da escola e do professor de ser agentes transformadores na vida de cada aluno nunca deve ser desacreditada. Pois sabemos que cada aluno chega á escola com uma pequena bagagem no qual a escola é que irá trabalhar para que no futuro ele se torne um cidadão formador e modificador de opiniões.

Há um grande desafio para se tornar um educador e transformador, além de superar essas barreiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com