TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissional Contabil

Monografias: Profissional Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são as perspectivas de atividade do profissional de contabilidade?

A demanda por competitividade diante do contexto da globalização dá à contabilidade um papel de destaque, forçando o contador a expandir sua visão e mudar a forma como tratam os problemas, passando a avaliar, inclusive, a forma como tais problemas são tratados pelas economias estrangeiras. O contador, portanto, deverá voltar-se muito mais para as decisões e as previsões futuras do que para o passado, no exato formato de um gestor de patrimônio. Essa realidade faz com que o profissional contábil tenha que dominar economia internacional, falar idiomas estrangeiros, ter grande visão de negócios, buscando constantemente novos conhecimentos, com compromisso técnico e ético diante dos negócios de seu cliente.

Especialistas apresentam como excelentes as perspectivas da Contabilidade e da profissão contábil no Brasil. Para Iudícibus[1] (2000, p. 39), porém, existem três circunstâncias para se obter um progresso constante, duradouro e equilibrado: 1) as entidades representativas devem aprofundar a pesquisa sobre princípios contábeis; 2) os técnicos de contabilidade devem buscar formação superior em bons cursos de Ciências Contábeis; e 3) as instituições de pesquisa precisam ampliar seus fundos e esforços à pesquisa contábil, no sentido de treinar, manter e atualizar o corpo docente.

2. Para Marion, “estamos diante de uma nova etapa na área contábil, ou seja, a fase mecânica cedeu lugar à fase técnica e esta está cedendo lugar à fase da “informação”“. Explique este pensamento.

Hoje, se espera que o contador esteja em constante evolução, além de uma série de atributos indispensáveis nas diversas especializações da profissão contábil. Não é mais possível sobreviver no momento atual com aquela postura de escriturador, "guarda-livros", "despachante" e atividades burocráticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com