TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL X VISÃO DO EMPRESÁRIO

Trabalho acadêmico: VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL X VISÃO DO EMPRESÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 3

2.1 A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações.........

2.1.1 Comentário do Grupo 5

2.2 QUESTIONÁRIO 2 - EMPRESA 6

2.2.1 Comentário do Grupo 7

2.3 VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL X VISÃO DO EMPRESÁRIO.................8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

As empresas para serem bem sucedidas, precisam de bons administradores, portanto a atividade interdisciplinar desse semestre tem como objetivo, levar o aluno a ampliar seus conhecimentos através da leitura, pesquisa e busca de novas possibilidades no Contexto Empresarial, desde o seu inicio, até os dias de hoje. Chama a atenção a figura do empresário, o artigo 966 do vigente código civil esclarece que empresário é aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços,o artigo 972 delimita este exercício profissional aos que estiverem no pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.

Em segundo momento exige mais da Contabilidade prática, como é visto no decorrer do Semestre de Contabilidade, o estudo do Patrimônio Líquido, Valores contábeis da empresa, as origens do Capital Social e Capital de Terceiros e finaliza ressaltando a importância do empreendedor para a economia.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações

• A visão holística da administração

Por motivos de uma visão holística da gestão organizacional, atualmente, a dicotomia da administração entre o produtivo e o humano está debilitada. Isso, porque não existe somente uma maneira de organizar e administrar, depende do ambiente pelo qual a organização se encontra.

A administração é muito importante nas organizações. No meado do século XX, graças a Peter Drucker, que foi o pioneiro no ponto de vista sobre gestão, a administração teve uma posição de destaque mundial. Após a sua visão e pensamento, a administração foi crescendo e foi consolidada como ciência organizada e estudada. A partir de então outros escritores e pensadores, começaram a criar as suas teorias e criando novos enfoques. Fayor, foi considerado o pai da administração, outro teórico importante na história, foi o Marx Weber. A maioria dos pensadores, formados e graduados, homens sábios e que fizeram uma revolução a partir de 1900. Com o tempo, com teorias mais bem elaboradas, os números de escolas administrativas na América aumentam.

Para o futuro, um grande dsddesafio na administração, é a integração completa entre a eficiência e a eficácia organizacional. A procura por eficiência, desde os tempos de Taylor, satisfaz os aspectos internos das organizações, com ênfase nos meios de produção, procurando a melhor utilização dos recursos disponíveis com vistas a maximização da relação custo-benefício.

• Administração, tecnologia e organizações

As organizações utilizam alguma forma de tecnologia para executar suas tarefas e atingir seus objetivos. Essa forma pode ser rudimentar, como por exemplo, as técnicas de extração de produtos agrícolas através de facões manuais, ou sofisticada, como operações bancárias via internet. A tecnologia nas organizações é um instrumente que permite, através da modificação da natureza e das características de bens materiais ou simbólicos, sua transformação em produtos e serviços.

A tecnologia em uma organização, está relacionada a tecnologia mecânica e aos meios mecânicos para a produção de bens e serviços com vistas a substituição dos esforços humanos.

Do ponto de vista administrativo a tecnologia é algo que se desenvolve internamente nas organizações. Sua formação é baseada em dois pilares, pelos conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre a execução de tarefas, e pelas manifestações físicas decorrentes, que são as máquinas, os equipamentos e as instalações. Estes dois pilares formam um complexo de técnicas que vão possibilitar a transformação dos insumos recebidos pela empresa e serviços produzidos e ofertados ao mercado.

As organizações devem estar preparadas para novas possibilidades de tecnologia, pois a cada dia ela vai sendo modificada. E um bom administrador está sempre disposto a aceitar as modificações, seja ela no produto, na tarefa, no procedimento ou no processo.

2.2 Patrimônio Líquido (valor contábil da empresa)

• Equação

Como o PASSIVO (Capital de Terceiros) e o PATRIMONIO LÍQUIDO (Capital Próprio) são as fontes de financiamento utilizadas na formação do ATIVO das entidades, é estabelecido uma relação entre esses elementos através da Equação Fundamental do Patrimônio, pelo qual é expressa:

A = P ± SL

Considerando:

A = Ativo;

P = Passivo Exigível;

SL = Situação Líquida, acrescida de “p”, “n” ou “c”, se a situação for Positiva, Negativa ou Compensada, respectivamente.

Mas:

Se A > P, então: SLp > 0 – Neste caso teremos um Patrimônio Líquido (PL);

Se A < P, então: SLn < 0 – Neste caso teremos um Passivo a descoberto (PD);

Se A = P, então: SLc = o – Neste caso não teremos saldo patrimonial.

A equação fundamental pode ser desdobrada em:

a) A = P + PL, se A > P

b) A = P – PLnou A + PD = P, se A < P.

• Contas que o compõe

As contas que compõem o Patrimonio Liquido devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com