TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NOS DIAS ATUAIS

Resenha: O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NOS DIAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NOS DIAS ATUAIS

Acadêmica: Fabiane Baggio

Professora: Jane Cristina Marinho

Celer Faculdades – Xaxim – SC

Resumo: O mundo vem passando por transformações econômicas, tecnológicas e sociais. Em meio à globalização é preciso que o profissional contábil acompanhe essa evolução, adequando-se às mudanças e aprimorando seus conhecimentos podendo melhor contribuir nas relações entre empresas e a sociedade.

Palavras – chave: contabilidade; profissional contábil; empresa; tecnologia; mudanças; conhecimentos;

A contabilidade tem se tornado importante à medida que há desenvolvimento econômico. Os contadores estão cada vez mais sendo valorizados, pois são eles que assumem a função que oferece à sociedade vários benefícios, como a melhor forma de investir e destinar recursos.

As melhorias na forma de fazer a contabilidade, utilizando a tecnologia da computação, trouxeram enormes benefícios para o profissional contábil. Como exemplo, a escrituração contábil e fiscal de forma eletrônica, proporcionando uma melhor aparência e organização aos relatórios contábeis.

Com o grande avanço da tecnologia e a necessidade de maiores informações, de forma cada vez mais rápida e precisa levam as empresas a buscarem soluções mais eficientes, para que dessa forma possibilitem agilizar as decisões a serem tomadas.

São crescentes e desafiadoras as exigências aos profissionais e às empresas. Precisa-se estar atento às mudanças com uma permanente renovação para enfrentar os desafios. A competitividade global coloca contadores e a contabilidade diante de novos desafios e oportunidades de desenvolvimento surgindo assim tendências para um novo profissional.

O novo profissional contábil deve estar atento ao contexto empresarial, ao crescimento econômico, à internacionalização, implementação de tecnologia de informação, mostrar transparência nas informações contábeis, atualizar-se quanto às mudanças e às normas internacionais da contabilidade.

Com a adoção de regras internacionais, as empresas buscam profissionais de contabilidade com perfil mais voltado para o mundo dos negócios. O contador deve ter boa comunicação verbal e escrita, espírito de liderança e empreendedorismo, relacionamento interpessoal, organização, ética, ter conhecimento técnico, buscar aprender novos idiomas, ter facilidade em se adaptar às mudanças, visão estratégica, e também buscar conhecimentos de outras áreas como: administração, economia, direito, estatística, produção e operações.

É preciso que o profissional entenda a organização, compreendendo seus modelos de gestão, seus objetivos, políticas e sua relação com o ambiente externo. Só assim ele terá condições de ajudar a empresa a crescer, orientando seus dirigentes a tomarem decisões corretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com