TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DIANTE DE UMA NOVA REALIDADE

Artigos Científicos: O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DIANTE DE UMA NOVA REALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  6.841 Palavras (28 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 28

O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DIANTE DE UMA NOVA REALIDADE

RESUMO

O Presente artigo trata da delineação de um perfil “perfeito” de profissional da contabilidade, diante de uma nova realidade, com novos informativos fiscais exigidos obrigatoriamente pelo fisco. A essência da contabilidade continua a mesma, porém ela saiu de segundo plano. Hoje a contabilidade tem um papel fundamental para as empresas, tem um papel gerencial, não é mais só um “contador despachante” que apenas entrega as guias de imposto em um determinado dia. A evolução da contabilidade acompanha a evolução humana pelo fato de que ela surgiu com a própria civilização. O objetivo deste artigo é apresentar o novo perfil do profissional contábil exigido pelo mercado de trabalho, cada vez mais acirrado. E também apresentar novos caminhos a serem seguidos pelos contabilistas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos disponíveis em base de dados online, web sites, livros, além de uma pesquisa empírica aplicada aos contadores do Vale do Araranguá, objetivando o levantamento de informações. A técnica de investigação utilizada na mesma foi um questionário com questões abertas, sua divulgação ocorreu através de mensagens eletrônicas – e-mail para uma amostragem por acessibilidade. Como resultados verificou-se que os contadores estão preparados, ou em outras palavras estão prontos para as novas mudanças, como a escrituração fiscal digital – SPED e a padronização com as normas internacionais contábeis, que todas essas variações não estão diminuindo a importância do contador, mas sim, ‘peneirando’ o mercado de trabalho, deixando-o em um nível mais elevado com contadores cada vez mais capacitados. Conclui-se então que essa área deve ser mais estudada, pois as evoluções são constantes nesta sociedade movida pela tecnologia e para manter-se atualizado, somente com muito estudo e pesquisa.

Palavras-Chave: Profissional Contábil, Valorização, evolução, Contabilidade.

1 INTRODUÇÃO

A história da contabilidade acompanha a evolução humana. As escolas de contabilidade surgiram para formar profissionais da área contábil que atendessem as expectativas comerciais que já eram vistas desde 1835 pelos classificados publicados da época. A formação técnica surgiu para acompanhar as mudanças que estavam sendo percebidas no mercado econômico (ARAUJO et al., 2003).

Sá (1997) sintetiza a contabilidade como uma ciência que nasceu com a civilização e nunca deixará de existir em decorrência dela; talvez por isso, seus progressos quase sempre tenham coincidido com aqueles que caracterizaram os da própria evolução humana. Assim, o progresso da contabilidade acompanha os episódios históricos e a evolução dos povos e das demais ciências.

Com a quebra das barreiras entre os países, os conceitos mudam e um deles é o que se tinha por contador, o perfil hoje aceito para este profissional vem sendo delineado ao longo do tempo, iniciando no século XX com a revolução industrial. As mudanças em nível mundial, a avalanche de informações que o governo estabelece, e ainda os constantes avanços tecnológicos influenciaram no perfil do profissional da contabilidade (CORDEIRO, DUARTE, 2006).

A adaptação é inevitável! O contador que almeja a devida valorização não pode ficar fora desse novo contexto, pois o profissional detentor da informação assume um lugar de destaque perante os demais. De acordo com Silva (2000, p. 26) “o mercado atual requer modernidade, criatividade, novos conhecimentos e mudanças urgentes na visão através dos paradigmas, impondo, com isso, um desafio: o de continuar competindo”.

O avanço desenfreado das tecnologias, resultante da globalização, vem apresentando desafios cada vez maiores aos contadores, com isso muitos profissionais se deparam com a carência de habilidades exigidas nos dias atuais para o desempenho da profissão. Diante do exposto a questão que norteia a pesquisa é: Qual o modelo de profissional da contabilidade que o mercado de trabalho exige atualmente?

Tem-se como objetivo geral apresentar o modelo de profissional da contabilidade que o mercado de trabalho exige hoje.

Segundo Lipp, (2009) o desafio é grande: conforme o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por volta de 20 a 25 mil contabilistas se formam por ano em 1046 instituições de ensino espalhadas pelo país, isso justifica a importância da pesquisa para estes novos profissionais, que devem fazer a diferença para a profissão.

Assim Romani Junior (2012), afirma que por estar diante de tempos modernos, tendo em mãos uma tecnologia em constante desenvolvimento que é de suma importância para o contador, o profissional tem suprido as necessidades exigidas pela sociedade, e destaca que a tecnologia jamais irá substituir o homem, pois ele é um ser pensante que tem o poder de tomar decisões, cabendo a ele escolher o caminho a qual seguir.

A abordagem deste tema justifica-se então pela importância da busca de informações para manter-se atualizado, e assim estar apto à competitividade em um acirrado mercado de trabalho.

2 A EVOLUÇÃO DA PROFISSÃO E DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Segundo alguns historiadores, a contabilidade surgiu a cerca de 4000 a.C. quando aparecem os primeiros sinais da existência de contas. A contabilidade era tida como setor secundário, era pouco exigida e consequentemente pouco procurada, as empresas eram pequenas e controladas pelos seus próprios donos. (MAUSS et al. 2006).

Segundo Coelho (2007), “em todos os países do mundo e em todas as épocas, o surgimento e o desenvolvimento da profissão contábil sempre estiveram associados à expansão comercial”.

Hoje os avanços tecnológicos facilitaram muito a profissão contábil. Com a multiplicação das empresas e indústrias, também aumenta a necessidade de um profissional apto a cuidar e gerenciar as mesmas, e isso cabe aos profissionais da contabilidade. Do mesmo modo também causaram impactos nas informações prestadas, pelo contador, a legislação exigiu mudanças na metodologia e estrutura contábil e consequentemente isso gerou transformações no perfil do contador.

2.1 A história evolutiva da contabilidade

Desde os tempos mais remotos a contabilidade esteve presente no cotidiano dos homens desempenhando um grande papel, isso mesmo que de forma natural e espontânea. Iniciada de forma rústica, o princípio da contabilidade foi marcado pelo intuito dos homens em registrar e proteger suas posses. SILVA (2010).

Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com