TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissão De Secretária

Artigos Científicos: Profissão De Secretária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  9.471 Palavras (38 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 38

1. HISTÓRIA DA PROFISSÃO DE SECRETÁRIA (O): ORIGEM, POR QUE O DIA 30.

1.1 UM POUCO DA HISTÓRIA - ORIGEM

Nas antigas civilizações egípcias e mesopotâmicas, por volta dos séculos IV e V, tem-se registro da profissão de escriba. Eram homens de confiança do rei ou imperador e possuíam o maior domínio da escrita do reino. Eles redigiam ordens e cartas, classificavam arquivos e se encarregavam de sua execução. Pode-se concluir que esses escribas eram os antigos secretários do reino.

Durante a idade média a função de secretária praticamente desapareceu, em face das condições políticas, econômicas e sociais. A função era exercida apenas em parte, pelos monges nos mosteiros que, na realidade, não são exatamente secretários, mas, sim copistas (pessoa que copia).

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

A máquina de escrever

de Sholes (1874)

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Christopher Latham Sholes, inventor que deu início à indústria de máquinas de escrever. Sholes acreditava que sua invenção fora fundamental na emancipação feminina, pois possibilitou que a mulher ingressasse no mercado de trabalho dos escritórios.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da(o) Secretária(o)".

Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421 de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como "Dia da(o) Secretária(o)".

São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro, é o santo protetor das secretárias. Ele nasceu em Estrido, na Dalmácia. Estudou gramática, retórica e filosofia em Roma. São Jerônimo trabalhou como secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Chamado de “Doutor Máximo das Escrituras”, Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento, a Vulgata, para o latim. Ele morreu no começo do século V.

1.1.1 Dia Internacional da(o) Secretária(o)

Desde 1997, foi aprovado em um evento internacional na África do Sul (3o. Summit), também no Brasil, a comemoração do Dia Internacional da(o) Secretária(o) na última quarta-feira cheia do mês de abril.

2. QUALIDADES EXIGIDAS DA SECRETÁRIA (O)

A secretária moderna está se tornando uma profissional capaz de pensar estrategicamente e não ser apenas uma cumpridora eficiente e rápida de ordens e solicitações. A secretária tem se colocado em um novo patamar, conseguindo compreender a dinâmica de todos os projetos com os quais o executivo esteja comprometido. Ela não pode mais se limitar a cursos de relacionamento humano e informática, precisa agregar conhecimento por meio da educação continuada, como em MBA e outras alternativas de extensão universitária, pois assim terá mais condições de estabelecer sinergia com o executivo que assessora, pensando nos objetivos da empresa.

Novos desafios são colocados à carreira de secretária, a rigor, e devem ser enfrentados e vencidos por esses profissionais. As (os) secretárias (os) demonstram, e cada vez mais entendem a realidade contemporânea do trabalho e as exigências impostas aos que desejam construir carreiras vitoriosas.

É importante para secretária (o) aproveitar a oportunidade de participar dos mesmos cursos que seu superior participa, porque o conhecimento é a arma mais importante para um profissional de verdade, conseguir superar os seus desafios. Com o conhecimento aprimorado, ela poderá trabalhar de forma melhor na direção dos objetivos de seu setor e da empresa.

2.1 COMPETÊNCIA

Esta é essencial em qualquer profissão, portanto ao escolher a profissão de secretária por exemplo, esteja certa e preparada para o exercício da mesma. A secretária deverá ter sólidos conhecimentos em várias áreas e assuntos com: língua estrangeira, redação comercial e oficial, emprego corretamente da gramática, computação, controle de arquivos, boa comunicação, atendimento ao público, recepção, organizar reuniões, eventos, saber regras de etiqueta.

Deverá a secretária estar inteirada dos acontecimentos da empresa, ter total conhecimento dos serviços do seu departamento, recebimento e distribuição de documentos, agendamento dos compromissos de seu chefe, agendamento das tarefas que deverão ser executadas no decorrer do seu dia de trabalho, estar pronta a atender as demandas dos clientes internos e externos.

Enfim, ser competente para um profissional de secretariado, é estar preparado para conduzir o dia-a-dia com boa disposição, organização, presteza, estar sempre em busca do aprimoramento de suas atividades, estar antenada com as novidades de sua profissão.

Os desafios organizacionais de hoje exigem soluções cada vez mais grupais. A liderança efetiva é a que vai construir grupos autônomos e maduros para atender clientes com excelência. É mais pertinente do que nunca instrumentalizar gestores para que suas gestões tenham visões mais abrangentes do que apenas a obtenção de resultados. A liderança necessária para o nosso momento é a que obtém comprometimento para resultados em paralelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com