TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario - Técnicas De Redação E Arquivo

Pesquisas Acadêmicas: Profuncionario - Técnicas De Redação E Arquivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  4.596 Visualizações

Página 1 de 3

Técnicas de Redação e Arquivo

A disciplina Técnicas de Redação e Arquivo teve inicio no dia 10/03/2014 e terminou no dia 06/04/2014. Ela foi apresentada por videoconferência no auditório do IFG pela professora Lorena Bernardes Barcelos e orientada durante o decorrer do módulo pelas tutoras.

Este módulo foi apresentado em VIII unidades. Sendo que na primeira semana estudamos as unidades I e II com os temas: Linguagem e interação; Interação comunicativa com o outro. Desta forma , verifiquei como a linguagem e alguns de seus fenômenos são

usados na comunicação e na interação com o outro. foi trabalhado também alguns tópicos da fala em situações comunicativas, aliados à apresentação pessoal. Refleti muito bem sobre esta unidade lendo os textos, pesquisando na internet e assistindo ao vídeo proposto : O Cometa Halley e as pérolas da comunicação disponibilizado no moodle. Procurei outros vídeos similares e só então elaborei um texto reflexivo proposto pela professora.

Na segunda semana estudamos as unidades III e IV o qual tratou sobre regras da escrita oficial e Noções de documentação e arquivo. Refletimos sobre alguns tópicos da fala em situações comunicativas, aliados à apresentação pessoal de nós, funcionários, que lidamos diretamente com atendimento ao público. Na escola, a interação interpessoal ocorre o tempo todo, com todos os papéis sociais. Então, quando se lida com pessoas, estabelecendo a interação face a face, precisamos atentar para alguns procedimentos como a A cordialidade, a ratificação do outro, explicações claras e objetivas, bom atendimento, etc. Entendi que é muito importante entender qual é a função social que exerço em meu local de trabalho e conhecer bem o serviço que presta eu presto à comunidade. após as reflexões das unidades e sob a orientação da atividade disponível no moodle elaborei um relatório proposto na plataforma exercitando a gramatica oficial e expondo sobre documentação e arquivo. Esta atividade foi utilizada como PPS.

As unidades V e VI, foram tratadas na terceira semana o qual aprendi alguns procedimentos para arquivar documentos e refleti sobre algumas atitudes que podemos adotar para estabelecer uma boa interação com as pessoas no contexto de trabalho e refleti também sobre a ética profissional. Nesta unidade foi disponibilizado na plataforma o vídeo Todo mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém que demonstrou bem como devemos pensar nossa postura quanto funcionário. Após toda essa informação participei do fórum proposto como atividade da semana.

Com os temas; Contexto de trabalho e papéis sociais e Escrituração escolar: gêneros

administrativos encerramos o modulo com a unidade VII e VIII. Nela refleti e aprendi sobre a minha contribuição de como servidores administrativos na Secretaria Escolar, e fui capaz de entender e utilizar os gêneros textuais administrativos da escola sabendo a aplicação correta de cada um. Com todo esse conhecimento respondi ao questionário proposto como atividade, disponível na plataforma.

A disciplina Técnicas de Redação e Arquivo me fez refletir sobre o bom funcionamento do meu trabalho na secretaria e a melhor maneira de produzir os documentos oficiais, assim como arquivá-los.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com