TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionário módulo II Pratiques E Memorial

Casos: Profuncionário módulo II Pratiques E Memorial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  5.765 Visualizações

Página 1 de 12

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROFUNCIONÁRIO – CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO

PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

POLO DE NOVA XAVANTINA – MT

Módulo 02

Educadores e educandos: tempos históricos

Profuncionário

Curso técnico de formação para os

funcionários da educação

Orientadora:

Cursista:

PRATIQUE PAG. 25 QUESTÃO 01

Procure no seu município, em locadoras de vídeo, os seguintes filmes: 1º) A missão e 2º) Des mundo. São filmes que retratam as relações entre colonizadores e povos nativos. Assista e, em seguida, discuta com os outros funcionários da sua escola a seguinte questão: como ocorreram as relações entre os colonizadores e os nativos? Comente a situação atual dos indígenas em nosso país. Como acolhemos as crianças e os adolescentes indígenas na nossa escola?

Como proposto pela autora assisti ao filme “A Missão”, que relata parte da história dos padres jesuítas no Brasil. Pude ainda notar o quanto a busca e a manutenção no poder por parte dos colonizadores levou ao extermínio de vários nativos.

Por outro lado sabemos que na maior parte os jesuítas e a corte portuguesa criaram aqui no Brasil uma sociedade hierarquizada e dominante em que o poder de mandar centrava-se no monarca e nas autoridades católicas.

E nós? Como é a nossa relação com os indígenas que recebemos todos os dias na escola?

No Brasil temos hoje relações bem mais amigáveis com os indígenas. Atualmente existem diversas fundações para apoiar e ajudar estes povos. Para muitos eles são “bichos do mato”, mas sabemos bem que são povos de uma cultura diferente a nossa e devemos respeitar estas diferentes manifestações e lembrarmos sempre que quando os “brancos” chegaram os indígenas já estavam nesta terra a milhões de anos.

A maior parte dos alunos indígenas que recebemos em nossa escola tem defasagem na idade/série, eles têm grande dificuldade para aprender e entender a língua portuguesa, o que torna ainda maior o número de alunos indígenas desistentes ou reprovados. São poucos os que assimilam com facilidade os conteúdos e prosseguem os estudos com êxito.

PRATIQUE PAG. 33 QUESTÃO 02

2. Como era a escola onde você estudou? Você recorda quem eram os funcionários?

A Escola que estudei à muitos anos atrás era bem diferente de como é hoje, tinha uma pequena quadra esportiva, a estrutura física era bem simples, não tinha refeitório e o lanche era servido em filas. O ensino não mudou muita coisa na verdade os professores de hoje são a maioria daquela época. Eu me recordo sim de cada funcionário da escola.

Pratique pag. 65 questão 01

1. Quais indústrias, fábricas, laticínios, frigoríficos, hotéis, supermercados estão instalados em sua cidade? Organize uma discussão na sua escola, um debate. Convide o diretor e funcionário de alguma escola técnica profissionalizante para vir dialogar com todos sobre educação e trabalho. Anote no seu memorial.

Campinápolis Localiza-se a uma latitude 14º30'56" sul e a umalongitude 52º53'41" oeste, estando a uma altitude de 450 metros. Sua população estimada em 2010 era de 14.305 habitantes. Possui vários hotéis , supermercados e dois laticínios porém não temos em nosso município instalações de fábricas e indústrias.

A relação educação e trabalho explicita que a identidade profissional e acadêmica, se constrói todos os dias no trabalho e na escola.

A autora propõe um debate com algum funcionário de uma escola técnica profissionalizante para dialogar sobre educação e trabalho na escola, mas, infelizmente no município não contamos com uma escola técnica, o que impossibilitou a realização desta tarefa.

Pratique pag. 75 questão 01

Organize uma visita ao sindicato dos trabalhadores da educação de sua cidade. Agende com o presidente uma palestra sobre a criação, lutas, conquistas e desafios dos trabalhadores da educação em seu Estado e no município. Faça as anotações no memorial. e/ou Converse com um dos professores de História e um funcionário mais antigo de sua escola. Convide-os para fazer uma discussão sobre o governo dos militares e a educação. Prepare algumas perguntas. Registre tudo!

Nossa cidade não possui sindicato municipal, porém somos representados pelo sindicato estadual o Sintep-MT, que foi fundado em 1965. É importante destacar que os direitos conquistados pelo Sintep-MT são resultado da forte luta desde sua fundação. As lutas extremamente exigentes da época da ditadura militar que duraram até três meses foram condições fundamentais para melhorar nossos salários e nossa carreira. Naquela época, os educadores viviam com atrasos nos salários, perda do poder aquisitivo frente à inflação e jornadas de trabalho excessivamente longas.

Pratique pag. 84 questão 02

Leia o Estatuto da Criança e do Adolescente e separe alguns artigos. Converse com outros funcionários e, em seguida, escreva no memorial: reflexões, dúvidas, questionamentos.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Auto Avaliação Módulo 2 – Educadores e Educandos: Tempos Históricos

Ao concluir este segundo módulo de estudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com