TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Treinamento

Pesquisas Acadêmicas: Programa De Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Trabalho feito com o objetivo de, através da pesquisa, discutir e fundamentar teoricamente os conteúdos abordados ao longo desse semestre fazendo uma correlação entre as disciplinas, tendo como base o artigo “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões, por espionar funcionários, diz MPT-PR”.

Tendo como fonte de pesquisa os autores PERETTI, BRUNETTA e WERNER (2009), aborda-se também a Sociedade da Informação e do Conhecimento, observando como a informação e o conhecimento refletem na vida das empresas e das pessoas, apontando benefícios e problemas decorrentes dessa sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

Multada por espionar os próprios funcionários, a empresa HSBC utilizou estratégias que feriram os valores éticos não só dos funcionários, mas da sociedade como um todo. Enquanto empresa, existem valores que precisam ser respeitados, dentro e fora da organização. E o HSBC não teve o cuidado com a legitimidade social de sua atuação perante o grupo de funcionários afastados por motivo de saúde. A empresa deveria ter se preocupado mais com a saúde de seus empregados. Faltou, por parte da empresa, atuar de forma responsável com o publico interno.

Além disso, a empresa feriu a própria imagem e reputação, mostrando que não respeita nem os direitos dos funcionários, podendo gerar dúvidas quanto às garantias que os clientes, fornecedores e parceiros têm de que seus direitos também não estão sendo desrespeitados. A empresa errou ao espionar os funcionários em suas rotinas diárias, sem necessidade de segui-los e abordá-los com disfarces, sem o consentimento dos mesmos, ferindo e violando os direitos fundamentais à intimidade e à vida privada.

Convém lembrar que na sociedade em que vivemos atualmente, a chamada sociedade tecnológica, onde conhecimento e informação se tornaram as novas armas no mercado, segundo PERETTI, BRUNETTA e WERNER (2009), “apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas”.

E essa sociedade da informação e do conhecimento não é transformada pelas tecnologias em si, mas ao serem utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos é que torna-se possível a criação de uma nova comunidade local e global: a sociedade da informação. E não só pela quantidade de informação, mas também pela sua disponibilidade e formas de uso.

Benefícios e problemas foram trazidos por esta sociedade. Como benefícios podem ser citados: a agilidade, facilidade de acesso as informações, otimização do tempo, rapidez nos processos, automação de atividades que antes eram feitas de forma manual, entre tantos outros benefícios que vieram para facilitar e melhorar a vida das pessoas e das empresas, possibilidade de se comunicar com qualquer pessoal do mundo a qualquer momento, desde que dispondo dos recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com