TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa pedagógico de cursos de tecnologia superior

Tese: Programa pedagógico de cursos de tecnologia superior. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

MANUAL GERAL

Projeto Integrado Multidisciplinar

São Paulo

2014

1. INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da UNIP - Universidade Paulista.

Os alunos, reunidos em grupo, deverão realizar o levantamento das características e práticas existentes numa organização.

Atualmente, desempenhar bem as funções de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem.

O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais.

Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se, houver uma conscientização do real papel do gestor, através da visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

2. OBJETIVO

São objetivos específicos do PIM:

• Desenvolver no aluno a prática da realização de pesquisa científica, elaborando relatório conclusivo e suas ponderações;

• Proporcionar condições para que o aluno desenvolva praticamente os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo ensino-aprendizagem;

• Proporcionar condições para que o aluno adquira conhecimentos e aplique praticamente em seus trabalhos conclusivos, as técnicas e metodologias de produção científica;

• Propiciar ao aluno uma visão ampla das dificuldades existentes na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos.

3. ENFOQUES DO TRABALHO DE CURSO

O PIM deverá conciliar, obrigatoriamente, conhecimentos teóricos com práticas reais, não sendo permitidos trabalhos de simples revisões bibliográficas não relacionadas com práticas de gestão. Também não serão aceitos trabalhos que repitam temas já desenvolvidos nos PIMs (Projeto Integrado Multidisciplinar).

A equipe de professores-orientadores informará à coordenação auxiliar local seu interesse em orientar trabalhos.

Considerando a complexidade do estudo solicitado e a limitação de tempo dos estudantes, estes deverão organizar-se em grupos de trabalho, de 4 a 6 alunos.

A escolha dos temas cabe às equipes de PIM, de comum acordo com os professores-orientadores do PIM.

Os grupos preencherão o formulário do Apêndice 1, indicando o líder do grupo, sua constituição e seus dados, para controle da coordenação de PIM. Além disso, o grupo escolherá o tema.

O grupo deve escolher tema de interesse comum e justificar a escolha. Entretanto, a indicação será submetida à aprovação do professor-orientador do grupo, que irá decidir sobre a aprovação ou não do tema definido, ou ainda seu refinamento.

4. PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO PIM

Aos grupos de alunos serão indicados orientadores para acompanhar o processo de construção e aplicação do conhecimento no PIM.

As orientações para o desenvolvimento do PIM será semanalmente, com presença obrigatória do grupo e/ou líder.

Presença e atividades devem ser registradas no formulário constante do Apêndice 2.

Para facilitar o processo de construção do PIM, serão disponibilizados aos alunos e orientadores dois documentos: um Manual Geral e os Manuais Específicos dos semestres de cada curso.

5. VALIDAÇÃO DO PIM

A validação do PIM se dará por meio de atribuição de notas, de zero até dez, sendo considerados suficientes os trabalhos com nota igual ou superior a 5 (cinco) e insuficientes os trabalhos com nota inferior a 5,0.

O PIM será avaliado em 2 ocasiões:

5.1 na finalização da versão escrita, ocasião em que o professor avalia o trabalho completo, de acordo com os critérios sugeridos no Apêndice 3;

5.2 na apresentação oral (se houver, ficará a critério de cada coordenação auxiliar), quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com