TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programado de Prevenção sobre o Álcool

Por:   •  16/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

“Um ambiente de trabalho seguro garante um trabalhador saudável” Anónimo

Trabalho realizado por: João Silva

Porto

2018[pic 4]


Índice

1.        Introdução        3

1.1.        A Empresa        3

1.2.        Público-Alvo da Empresa        4

2.        Caso de Estudo        4

3.        Programa de prevenção        4

3.1.        Programa de prevenção (7 Medidas)        5

Medida de Prevenção 1 – Distribuição de Folheto        6

Medida de Prevenção 2 – Acabar com a venda de bebidas alcoólicas        6

Medida de Prevenção 3 – Alternar aulas        7

Medida de Prevenção 4 – Promoção de descanso entre aulas        7

Medida de Prevenção 5 – Acabar com a precariedade laboral        7

Medida de Prevenção 6 – Medicinas alternativas        8

Medida de Prevenção 7 – Testes de despistagem        8

3.2.        Medida no âmbito do programa de prevenção (Folheto)        9

4.        Conclusão        12

5.        Referências Bibliográficas        12


  1. Introdução

Segundo os autores da publicação “Portugal, país situado entre os países-membros da União Europeia com um dos maiores consumos de bebidas alcoólicas e de prevalência de Problemas Ligados ao Álcool “. [1]

Na sequência da temática do alcoolismo, o presente trabalho surge com um caracter predominantemente sensibilizador focando-se no tema da prevenção sobre o consumo de álcool no domínio de uma PME na área dos desportos náuticos radicais.

Pretende-se com a realização deste trabalho a execução de um pequeno programa de prevenção composto por 7 ações/medidas, bem como a realização de um folheto tríptico sobre o tema “Programa de Prevenção Sobre o Álcool”.

  1. A Empresa

A DR (Desportos Radicais SA) nasce de uma grande paixão pelo Mar e pelo Vento, surgindo em 1998, na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, num dos melhores spots de Portugal e da Europa para desportos náuticos, como o Windsurf, Kitesurf, Paddle surf, Surf, Bodyboard, entre outros.

Ao longo dos anos, acompanhamos a evolução e o surgimento de novas modalidades e somos hoje em dia uma referência a nível nacional no fornecimento de equipamento para estas modalidades, bem como na divulgação e ensino das mesmas.

A Desportos Radicais SA possui instalações próprias e assume-se como uma aposta no desenvolvimento dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como a “cidade da náutica do atlântico”.

Este centro/escola serve de espaço de formação e iniciação também para as crianças das escolas do concelho, as quais têm aqui acesso aos referidos desportos náuticos.

O edifício tem uma área de cerca de 1000m2, dispostos em dois andares, com loja, salas de formação, apoio médico, dormitório, refeitório/bar e armazéns de material.

A nossa equipa é composta por 40 colaboradores e está focada em aconselhar o melhor e o mais apropriado para cada cliente, focando-se de forma altamente personalizada no mesmo.

  1. Público-Alvo da Empresa

A empresa DR estabeleceu como público-alvo homens e mulheres entre os 5 e os 99 anos com espírito jovem e vontade de praticar atividade física radical num meio aquático natural.

  1. Caso de Estudo

Através de uma denuncia anónima foi apresentado à direção um pequeno relatório alusivo ao consumo excessivo de álcool por parte de alguns instrutores da escola Desportos Radicais SA. No documento era explicito que aproximadamente 50% dos instrutores ingeriam álcool durante o horário laboral e que por vezes esse número duplicava durante o período da tarde.

A denuncia frisava ainda que a sazonalidade de trabalho não influenciava o consumo de álcool por parte dos instrutores, sendo o consumo realizado de forma frequente.

Ao ver-se deparada com esta denuncia a direção da escola viu-se forçada a intervir, criando um pequeno grupo de trabalho com o intuito de identificar a situação reportada e quais os intervenientes implicados na mesma.

  1. Programa de prevenção

Devido à denuncia realizada (consumo excessivo de álcool por parte de alguns instrutores) e após a investigação levada a cabo por um grupo de trabalho criado para o efeito, detetou-se que aproximadamente 20% dos acidentes de trabalho sucederam-se devido ao consumo excessivo de álcool.

Assim sendo, e visando sempre a segurança dos trabalhadores, a empresa DR optou por desenvolver um programa de prevenção focado nos 20 colaboradores identificados na investigação, definindo-os como público alvo no combate ao alcoolismo.

Sem descurar a possível hipótese de discriminação dos 20 colaboradores por parte dos restantes colegas, a entidade empregadora optou por enquadrar as medidas do programa de prevenção, bem como a elaboração de um folheto (SIF), no âmbito do dia internacional do combate ao alcoolismo, 24 novembro de 2018.

Deste modo, a direção da empresa estabeleceu como meta principal a redução da percentagem de 20% de acidentes causados pelo álcool para 0%, durante um período de apenas 1 ano, eliminando desta forma o álcool no local de trabalho.

  1. Programa de prevenção (7 Medidas)

Entende-se que os acidentes de trabalho, ou mesmo as situações consideradas de risco, são os pontos vulneráveis numa empresa.

Na tentativa de minimizar o impacto do alcoolismo na empresa Desportos Radicais SA e seguindo as indicações presentes no ponto 3 e 4 do Artigo 5º da Lei 3/2014 [2], realizou-se um programa de prevenção composto por 7 medidas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (627.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com