TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Artigos Científicos: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.759 Palavras (16 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –Gestão

RELATÓRIO FINAL

Rio Branco Ac

2013

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina deEstágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar -5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Tânia Regina Caldini

Tutor de sala: Nayane C.da Costa

Rio Branco AC

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 04

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 04

2.3PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 05

2.4APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO................. 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Relatório referente ao Estágio em Gestão Escolar Integradora: Direção, Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino, realizada durante o curso de licenciatura em pedagogia. Que foi cumprido no período de 23/09/2013 a 14/10/2013, somando um total de 52 horas, sendo desenvolvidas atividades de observação participação e análise documental, voltadas e relacionadas à reflexão crítica do processo de gestão integradora. O estagio supervisionado visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão ampla da parte organizacional, promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo gestor, junto à comunidade e o Projeto Político Pedagógico. Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processo educativo escolar e do papel do gestor. A organização e a gestão constituem o conjunto de condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição no processo de escolarização. A Instituição observada tem caráter social com objetivos explícitos: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos seus educando por meio da aprendizagem e dos conteúdos com intuito de formar cidadãos participativos reconhecendo seu papel dentro de uma sociedade em constantes transformações.

Tendo como origem as experiências administrativas escolar, a organização se apropria de princípios e métodos escolares. Trás como autonomia, a idéia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidade compartilhada pelas comunidades internas e externas da instituição escolar. As organizações são unidades sociais e, por tanto constituída de pessoas que trabalham juntas, que existem para alcançar determinados objetivos. Tendo como objetivo principal a prestação de serviço público, por meio de ações beneficentes que promova lazer e o aprendizado. A direção da instituição escolar além da função do processo organizacional é de cunho social e pedagógico, para atingir suas finalidades determina papeis e responsabilidades assim como o funcionamento entre vários setores que determinam a estrutura organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Na sociedade contemporânea a escola já não é mais a única,nem mesmo a mais legítima de formaçao e informaçao como já foi no passado.O novo conceitode espaços de aprendizagem se ampliou,ultrapassou os lemites das instituiçoes escolares formais,passou a incluir um largo espectro de intituiçoes não-escolares (empresas,sindicatos,meios de comunicaçao) e tambem os movimentos sociais organizados.O que,entretantopermanece como elemento definidor da atividade educativaé a açao docente.Sendo assim,o mercado de trabalho do pedagogo é constituido especialmente pelas escolas das redes pulblica (estadual e municipal) .

Alem de atuar como professor na Educaçao Infantil e nas series iniciais do ensino fundamental e na docência das disciplina pedagogicas do ensino medio,o graduado em pedagogia,enquanto profissional da educaçao ,como conhecimento e reconhecimento do trabalho pedagogico escolar em sua totalidade,podera atuar como articulador e organizados do processo pedagogico escolar,tanto na elaboraçao de projetos pedagogicos como na area de pesquisa.O seu campo de atuaçao prioriza(compreender,fortalecer,trabalhar,reconhecer,ensinar,relacionar,promover,identificar,demostrar,desenvolver e participar).

2.2CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE

Tudo começou no dia 01 de 1971,quando surgiu a Escola Padre Diogo Feijó,que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com