TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Resenha: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Um projeto deve ser desenvolvido em "fases" ou "etapas". Deve ser planejado e pode ser estruturado em três etapas: a problematização, o desenvolvimento e a conclusão ou síntese do projeto.

Algumas características que servem como referências ao educador na aplicação da pedagogia de projetos no processo de ensino-aprendizagem:

• Um projeto é uma atividade orientada por um objetivo que dará sentido às várias atividades que serão desenvolvidas pelo grupo. Os grupos envolvidos traçam planos, refletem individual e coletivamente na produção de algo que terá características diversas como um somatório das características do grupo;

• O planejamento deve ser flexível, de modo que o tempo e as condições para desenvolver o projeto sejam sempre reavaliados em função dos objetivos inicialmente propostos, dos recursos à disposição do grupo e das circunstâncias que envolvem o Projeto;

• Cada grupo é único, portanto seu trabalho não deve ser comparado com outros. O problema que será investigado surge da necessidade do grupo e está relacionado com as e não há uma única realidade ou uma única verdade. O caminho escolhido por um grupo é diferente daqueles escolhidos por outros grupos, daí a necessidade de cada um encontrar a orientação necessária para o percurso;

• Os participantes têm ritmos e estilos diferentes e por isso, é preciso dar tempo e condições ao grupo de se conhecer e construir o seu próprio ritmo;

• O grupo necessita acreditar nas suas potencialidades para que possa refletir, criar, descobrir, crescer e desenvolver-se na trajetória da construção do seu próprio conhecimento.

FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO

PLANEJAMENTO

Deve ser elaborado considerando-se a quantidade de pessoas envolvidas e os recursos disponíveis como computadores, livros, revistas, jornais e outros, que podem variar de acordo com cada tema. É importante que a elaboração do planejamento seja realizada coletivamente pelos participantes e que seja feito cronograma que contenha as fases a serem executadas e suas respectivas datas de realização e o tempo necessário para sua execução.

ESCOLHA DO TEMA:

É importante que o tema seja do interesse de todos os que estarão trabalhando, o que implica na possibilidade de haver vários temas dentro de um mesmo grupo. Outra questão que se coloca é em relação a quantos temas deverão ser trabalhados numa mesma turma.

PROBLEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, os educandos deverão expressar suas idéias, crenças, conhecimentos e questões sobre o tema escolhido. O educador deverá estar atento às experiências que os participantes trazem e às suas histórias de vida, promovendo o respeito às suas vivências e aos seus saberes, pois é a partir deles que a mediação e intervenção do educador se efetuarão.

PESQUISA, SISTEMATIZAÇÃO E PRODUÇÃO:

Nessa fase é fundamental a atuação do educador no acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de tal forma que suas intervenções levem os educandos a confrontar suas idéias, crenças e conhecimentos com outras visões de mundo, analisando-as e relacionando-as a novos elementos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com