TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Exames: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Aula-tema 03: Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

ANO 2014

1. Defina os quatro exemplos de contextos de aplicação das brinquedotecas.

1. Brinquedotecas escolar: organizadas num setor da escola com finalidade pedagógica ou centros de educação continuada;

2. Brinquedoteca comunitária: as mantenedoras geralmente são associações, prefeituras e organizações filantrópicas;

3. Brinquedotecas em Instituição de Atendimento Especial: local de atendimento a crianças com necessidades especiais e suas diversas modalidades;

4. Brinquedoteca em Instituições de Saúde: Hospitais, Consultórios Médicos, Clínicas, entre outras, objetivando amenizar as situações traumáticas das crianças hospitalizadas ou em tratamento médico;

O brinquedo é caracterizado em duas formas: objeto de brincar e atividade lúdica.

O senso comum reduz o brinquedo à inconseqüência, à futilidade, a não seriedade, como nas expressões: “deixe de ri que isso não é brincadeira

Considera-se a Brinquedoteca no âmbito educacional, como um espaço voltado às brincadeiras, com função lúdica não diretiva e interventiva na ação docente, e possibilidades de vivenciar experiências para desenvolver as potencialidades do educando.

Sendo assim, concluímos que a Brinquedoteca por fazer parte da práxis pedagógica do docente, valoriza a espontaneidade da criança. O professor deve aproveitar destes momentos para observar, conhecer e até mesmo avaliar o educando, significativamente, no intuito de favorecer a formação do aluno.”.

A Brinquedoteca deve ser entendida como um local que propicia a construção e reelaboração de aprendizagens, no qual brincar e aprender são considerados por conta da estrutura criativa e lúdica, sinônimos e inerentes ao ser humano. Sendo assim, exercer a ludicidade neste meio educacional é de suma importância para o educando, pois o mesmo consegue transferir para suas interações e vivências os significados relacionados à sua cultura, aos seus valores morais e conceitos num espaço contextualizado.

Passo 3

1.

2. Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.

Contexto 1: Brinquedotecas escolar : A prática ainda é restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação e/ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar. A necessidade de ressignificar o brincar na escola com ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, já que a cultura lúdica é uma atividade humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano. Influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando.

Contexto 2: Brinquedoteca comunitária:Na Brinquedoteca a criança vivencia diversas atividades lúdicas, na verdade a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo.Independente do meio social em que vive,ela concegue expor suas emoções,sendo a brinquedoteca comunitária todos tem acesso,e na maioria das vezes crianças que vivem em condições precarias,com familia desfeitas,no meio de violencia,enfim no ambito triste,sem a menor condições de serem crianças,para essas a brinquedoteca comunitaria e uma saida para desenvolver o cognitivo atraves do ludico,uma forma de desabar todos os seus transtornos. Auxilia na interação social, concentração interação social.

De acordo com alguns estudos, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta um forma de representação de um desejo ou realidade.

Contexto 3: .Brinquedotecas em Instituição de Atendimento Especial:Sobresai-se como uma alternativa para uma melhor inserção das crianças especial com o profissional da educação e com seus colegas de classe,pois essas crianças se desenvolvem melhor atraves das interações que são estabelecidas com o ambiente e com os outros sujeitos.sendo a escola e a brinquedoteca de fundamental importancia para que esse processo ocorra. O ambiente é agradável e alegre, provocando curiosidade, assombro, surpresa e exploração, pois na brincadeira as crianças fluem sua fantasia As crianças

especiais são reconhecidas por apresentarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com