TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Resenha: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto é uma construção própria do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele antevê como necessária para executar, a fim de transformar uma situação problemática em uma situação desejada. A realização das atividades produz um movimento no sentido de buscar atingir, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações ou avance no sentido de melhor compreendê-las. Nesse processo de realização das atividades acontecem imprevistos e mudanças fazem-se necessárias, evidenciando que o projeto traz em seu bojo as ideias de previsão de futuro, abertura para mudanças, autonomia na tomada de decisões e flexibilidade. Na constituição de um projeto, o fundamental é ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas delas auto impostas e delinear um percurso possível que pode levar a outros. Os projetos são a materializa¬ção da autonomia dos profissionais (mundo da autonomia), que fazem circular intenções inteligíveis e sancionadas nas demais ins¬tâncias e na hierarquia de participantes pelas quais circula como documento, em um plano discursivo racional, e para o qual os pro-cedimentos a serem adotados são considerados justos e adequa¬dos (mundo da heteronomia).

Os Projetos podem ser Acadêmicos, Sociais e de Negócios. Sendo que, o projeto de pesquisa consiste numa importante etapa da produção científica por parte do aluno. É nele que o estudante esboça, delimita e expõe ao professor/orientador seu objeto de estudo eleito, explicitando o tipo de abordagem que pretender dar ao assunto sobre o qual discorrerá. Pode-se dizer que o projeto de pesquisa representa o cartão de visita da monografia, TCC, ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico vindouro. Expressando a síntese do conteúdo que será exposto de forma definitiva no trabalho acadêmico, um projeto de pesquisa necessariamente precisa obedecer alguns parâmetros básicos de elaboração.

O Projeto de Negócios procura estabelecer as bases para as oportunidades e para os riscos que determinadas ações represen¬tam para a sobrevivência da empresa. Ele busca sempre traçar di¬retrizes de atuação para cada etapa da mudança organizacional pretendida ou necessária à continuidade da empresa e até mesmo traçar diretrizes para novos empreendimentos identificados como oportunidades pela empresa e seus empreendedores.

Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES.

O documento chamado projeto é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados.

A organização do projeto em um documento nos auxilia sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências, a superar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.

Alguns itens podem ser observados na formulação de projetos:

- Estabelecimento correto do problema* que se propões resolver com o projeto, portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com