TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Ensaios: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SÃO MIGUEL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALINE DE LIMA NERIS

ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

RECIFE

2014

ALINE DE LIMA NERIS

ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado á disciplina de Técnicas de Pesquisa do curso de Administração da Faculdade São Miguel, como requisito parcial para obtenção de nota na segunda avaliação de aprendizagem (2014.1).

Orientador: Elias dos Santos Silva

RECIFE

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 IDENTIFICAÇAO DO PROJETO DE PESQUISA 4

2.1 Tema da Pesquisa 4

2.2 Linha de Pesquisa 4

2.3 Formulação da Questão de Estudo 4

2.4 Equipe Envolvida 4

2.5 Locais de Desenvolvimento da Pesquisa 4

3 JUSTIFICATIVA 5

4 OBJETIVOS 7

4.1 Objetivo Geral 7

4.2 Objetivos Específicos 7

5 REFERENCIAL TEÓRICO 8

6 METODOLOGIA 13

7 CRONOGRAMA 14

8 ORÇAMENTO 15

REFERÊNCIAS 16

ANEXOS 18

1 INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa é uma tarefa que exige uma busca constante de aperfeiçoamento e desenvolvimento. No ramo de finanças requer também medidas de decisões rápidas e seguras, o acompanhamento do desempenho da empresa deve ser diário, e muitas vezes a falta de tempo para planejar e executar pode acarretar em conseqüências irreversíveis, está área da administração precisa se manter atualizada, para que tenha discernimento e saiba que medidas adotar diante de situações que envolvam risco financeiro para a organização.

Aplicar os recursos escassos disponíveis com a máxima eficiência como pede a globalização tem se tornado uma tarefa difícil, isso devido a dificuldades econômicas como inflação, concorrência, recessão e outros. Além da experiência dos gestores e de informações operacionais, informações financeiras precisas são indispensáveis, para se fazer uma tomada de decisão.

As decisões financeiras buscam maximizar o valor da empresa, e é para responder como estas decisões devem ser tomadas que a administração financeira está presente nas organizações.

Diante das adversidades da globalização no mundo empresarial, O administrador financeiro moderno precisa de uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças. Pois, o conhecimento de técnicas financeiras isoladas é insuficiente, sendo necessária a compreensão de outros valores e informações estratégicas.

Existem ferramentas que possibilitam o trabalho do administrador financeiro, uma delas é o planejamento financeiro, que permite ao gestor verificar o caminho a ser percorrido, coordenando e controlando as ações da empresa para evitar perdas desnecessárias, e que possibilite a organização atingir suas metas.

Planejar é de extrema importância para um negócio, através do planejamento é possível identificar as oportunidades e dificuldades, e definir antecipadamente estratégias para enfrentar cada situação, mas apenas realizar um planejamento e depois não controlar, faz com que o planejamento seja nulo, pois a falta de controle pode acarretar no fracasso de grandes negócios, mesmo com um ótimo planejamento.( Aline, neste paragrafo não existe coordenação a pontuação esta incorreta, verifique com cuidado antes de imprimir).

2 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

2.1 Tema da Pesquisa

- Administração Financeira e Orçamentária.

2.2 Linha de Pesquisa

- Gestão Organizacional e Empresarial

2.3 Formulação da Questão de Estudo

- Como funciona o controle orçamentário em uma organização de construção civil?

2.4 Equipe Envolvida

- Executor: Aline de Lima Neris

- Orientador: Elias dos Santos Silva

2.5 Locais de Desenvolvimento da Pesquisa

- Biblioteca da Faculdade São Miguel

- Biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

- Biblioteca da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

- Empresa Duarte Construções

- Fontes Virtuais

3 JUSTIFICATIVA

Toda organização tem como objetivo maximizar seus lucros. Obter retorno financeiro por meio de receitas interessantes, reflexo de investimentos em tecnologias apropriadas.

No entanto também possuem despesas e gastos fixos no curto e médio intervalo de tempo operacional. Neste cenário algumas despesas, fora das previsões, podem surgir como: um equipamento quebrado, um fornecedor que deixou de entregar um produto, a matéria prima que subiu de preço, inflação fora do centro da meta e etc.

Seja qual for o caso, o importante é que a empresa sempre deve estar preparada para o inesperado, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com