TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Trabalho Universitário: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

LICENCIATURA EM: PEDAGOGIA

LETÍCIA MONTEIRO NASCIMENTO

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

CARIACICA – ES

2013

LETÍCIA MONTEIRO NASCIMENTO

“EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS”

Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências da 3ª etapa do curso de Licenciatura em Pedagogia á distância, sob a orientação da preceptora: Patrícia Meneghel.

CARIACICA – ES

2013

“Educação escolar para todos”

O filme conta a história de um menino de 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre do distúrbio de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro ano. O menino diz que vê as letras dançando em sua frente e não consegue acompanhar as aulas, vive num mundo individual e somente dele, nunca consegue prestar atenção, sofre de bullyng com seus colegas de classe. O seu pai acredita que ele é indisciplinado e preguiçoso, e o trata com indiferença e falta de sensibilidade e carinho.

Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, após o seu irmão forjar o boletim, pois todos os boletins entregues haviam sido destruídos pelos seus cães, o mesmo decide levar o filho a um internato, onde eram educados somente meninos num modo escolar tradicionalista, em que sempre que respondiam algo errado eram castigados com palmatórias. O menino fica com menos vontade de aprender, perde sua motivação e estímulo para ser uma criança de verdade, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. De repente aparece no internato um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria e liberal para utilizar com seus novos alunos.

Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Ele começa a notar que Ishaan não consegue interagir com os demais colegas de classe, apenas consegue fazer uma amizade. Este não era um problema desconhecido pelo educador , pois já tinha experiência em um outro trabalho e tinha que lidar com crianças especiais, ele decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e a escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver dentro da escola, um novo significado, o professor descobre que ele tem grande talento pelas artes. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia e prática de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, respeitando o ritmo de cada um, tornando a sala de aula um lugar agradável, prazeroso e estimulante.

Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendido, apenas criticavam o menino achando que ele jamais aprenderia algo, subestimando a sua capacidade intelectual. No filme "Como Estrelas Na Terra" o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora e extra-muro, onde existe a motivação, estímulo e interação, usa o método de conhecimento de mundo dos alunos, para desenvolver suas habilidades psico-motoras, buscando aprofundar e ampliá-las. O educador consegue mobilizar toda a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, inovando com um dia de evento para que todos se sintam livres para desenhar, envolvendo toda a equipe pedagógica, corpo docente e alunos, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com