TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Casos: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

O PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO

E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZACAO ESCOLAR

2014

INTRODUÇÃO

O que chamou a minha atenção nesta etapa, foi o o Projeto Político-Pedagógico que tem sido objeto de estudos para professores pesquisadores e instituições educacional em nível nacional, estadual e municipal. Em busca da melhoria da qualidade do ensino para todos.

O presente estudo tem a intenção de refletir acercada construção do PPP, entendido como própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino

A minha concepção de ensino mudou muito depois de ter estudado este componente, o Projeto Político-Pedagógico, eu vejo o ensino com outros olhos como está sendo feito para ter uma aprendizagem de qualidade, ele organiza o ensino como um todo, em todos os sentidos da escola.

O que é o projeto político-pedagógico?

Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível, é antever um futuro diferente do presente.

Todos os envolvidos com o processo educativo da escola, tem uma importante participação na construção do Projeto Político-Pedagógico, nos encontros presenciais da faculdade, aprendi muito sobre a participação de todos ,para busca un ensino de gualidade.

Nessa perspectiva, 0 PPP vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído, e em seguida arquivado ou encaminhado as autoridades educacionais como provas do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos por todos da escola.

Eu aprendie sobre o PPP, a importância para uma escola, com ele ajuda no processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico, que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racional da burocracia, que permite as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho, que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

Desse modo, o Projeto Político-Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico, como organização da escola como um todo, e como organização da sala de aula.

Não é necessário convencer os professores, a equipe escolar a e os funcionários a trabalhar mais, ou mobiliza-los de forma espontânea, mais propiciar situações que lhes permitam a aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente.

O ponto que nos interessa a reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo, e na ótica do poder centralizador que dita as normas e

exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade.

O Projeto Político-Pedagógico não visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas uma qualidade em todo processo vivido. A organização do trabalho pedagógico da escola, tem a ver com a organização da sociedade. A escola nessa perspectiva é vista como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete no seu interior as determinações e contradições dessa sociedade. O Projeto Pedagógico é compreendido como processo de ação participativa grupal com pessoas interagindo politicamente em função das necessidades, interesses e objetivos comuns. Busca um maior envolvimento na ação educativa, considerada responsabilidade de todos os membros da Comunidade Escolar e Civil.

A educação, em todos os tempos, e principalmente nos dias de hoje, ressente-se de maior aprofundamento e clareza sobre o verdadeiro sentido da vida e da aprendizagem e sobre os objetivos a serem alcançados. Não se trata simplesmente de aprender mais algumas matérias, mas, antes, preparar-se para o pleno exercício de sua cidadania.

? É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

? É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

? É pedagógico

porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOMES, Francisca Silveira Gomes. Projeto Político Pedagógico. Disponível em http://franciscasilveira.blogspot.com.br/p/projeto-politico-pedagogico.html

O que é o projeto político-pedagógico (PPP). Disponível em http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml

Para a organização do ppp cada um tem seu espaço para as atribuições, ultrapassando os limites de competência de cada um:

Direção, professores e profissionais de suporte pedagógico são os responsáveis diretos pela mobilização da escola e da comunidade para a construção da proposta. Além disso, cabe-lhes a tomada de decisões sobre conteúdos, métodos de ensino e carga horária das disciplinas do currículo.

Os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com