TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Alfabetizar

Artigos Científicos: Projeto Alfabetizar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Assessorias Envolvidas- Educação- Leitura - Flávia Coelho

Alfabetização - Mônica Fragato

Marketing - Felipe Carvalho

Leos- Helon- Praia Grande Ocian

Atividades Comunitárias- Francisco Roxo- São José Centro

Objetivo: Levar a leitura para todos.

Alfabetização

Introdução:

Não existe LEITURA se não há ALFABETIZAÇÃO.

O pouco acesso à cultura escrita se deve às condições sociais e econômicas em que vive grande parte da população.

O aluno que vê diariamente os pais folheando revistas, assinando cheques, lendo correspondências e utilizando a internet tem muito mais facilidade de aprender a língua escrita do que outro cujos pais são analfabetos ou têm pouca escolaridade. Isso ocorre porque ao observar os adultos a criança percebe que a escrita é feita com letras e incorpora alguns comportamentos como folhear livros, pegar na caneta para brincar de escrever ou mesmo contar uma história ao virar as páginas de um gibi.

Temos hoje, no nosso, um grande contingente de pessoas com 15 anos ou mais pouco escolarizadas, espalhadas por todas as regiões do nosso distrito. Elas são encontradas em comunidades carentes e abrigos.

População com mais de 15 anos Não alfabetizados

Centro Oeste 8.154.663 877.658 (10,76%)

Norte 8.098.614 1.323.126 (16,34)

Nordeste 31.998.986 8.383.342 (26,20%)

Sudeste 53.084.059 4.316.576 (8,13%)

Sul 18.196.276 1.394.187 (7,66 %)

O objetivo deste projeto é oferecer apoio à alfabetização inicial a jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolarização que estão excluídos de políticas públicas educacionais específicas e, assim, contribuir para a redução dos índices de analfabetismo nas regiões do Distrito LC5 com maior incidência estatística.

Metas:

Nas METAS podemos distinguir três vertentes a serem trabalhadas

- Apoio à Alfabetização de crianças, jovens e adultos;

- Promover a Alfabetização em Braile;

-Aumentar acesso a livros em formato digital para indivíduos com dificuldades visuais.

Desenvolvimento:

- Apoio à Alfabetização de crianças, jovens e adultos;

O Projeto começa com a identificação e articulação dos diferentes sujeitos sociais, em prol da redução dos índices de analfabetismo nas regiões do Distrito LC 5. Pesquisar dentro de sua região, a comunidade que será atendida a partir de então, identificar quantas pessoas serão atendidas entre crianças, jovens e adultos (entregar folhetos com identificação Lions Clube explicativos alusivos à campanha).

Articular junto com “jovens de lions” a capacitação de pessoas de dentro da comunidade que serão os articuladores do projeto.

Exemplo: Os Companheiros leão e/ou os “jovens de lions”, realizarão a capacitação continuada de pessoas da própria comunidade para atuarem como “tutores”/ “professores” dos grupos em separados – crianças, jovens e adultos identificados com o projeto de inclusão educacional proposto.

Vale ressaltar que poderemos envolver neste trabalho empresas, governos e pessoas físicas, Instituições de Ensino.

Podemos pensar em um modelo de trabalho onde os Lions Clubes com alfabetizadores locais que estarão presentes nos pontos mais distantes e excluídos das políticas públicas educacionais, promovendo a inclusão e a ampliação do nível de escolarização global das comunidades atendidas.

Alfabetização nas Empresas

O objetivo de reduzir o índice de analfabetismo nas empresas e promover o início ou retomada do processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores. Esta ação é direcionada ao atendimento de profissionais direta ou indiretamente ligados a empresas socialmente responsáveis e que estão envolvidas na criação e ampliação de ações pertinentes ao crescimento profissional e pessoal de seu público.

O Projeto oferece oportunidade de desenvolvimento a segmentos profissionalmente vulneráveis; amplia a auto-estima dos funcionários ao estimular maior participação nos meios sociais, fortalecendo os valores de cidadania; fideliza os funcionários da empresa por meio de uma ação social interna; propicia a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho; propicia o aumento da escolaridade dos funcionários e o inicio ou retomada do processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores.

Atuação: Os Leões podem realizar parcerias com acadêmicos do último ano de pedagogia, letras etc. para que atuem como voluntários neste processo.

- Promover a Alfabetização em Braile;

-Aumentar acesso a livros em formato digital para indivíduos com dificuldades visuais

Esta vertente do projeto pode ser o “braço” de um outro trabalho muito comum entre os Lions Clubes de nosso distrito – As Feiras da Saúde – onde são feitos testes de acuidade visual em crianças, jovens e adultos.

Poderemos identificar esses sujeitos que serão atendidos nessa campanha e são excluídos do sistema de ensino formal, visto que não há nas escolas de ensino regular um trabalho direcionado aos deficientes visuais e àqueles que apresentam baixa acuidade visual ( fenômeno bastante comum e fator determinante na construção do perfil dos alunos).

Em trabalho de campo conseguimos identificar que:

A dificuldade de acesso à saúde pública, especificamente de acompanhamento oftalmológico, a ausência de recursos para adquirir óculos, quando necessário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com