TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Alimentação

Artigo: Projeto Alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

Sigmund Freud(1856-1939)

O Austríaco Sigmund Freud,é conhecido como "pai da psicanálise". Seus estudos influenciaram muitas áreas do conhecimento humano, inclusive na educação.

Inicialmente, ele depositava grandes esperanças em uma reforma educacional, inspiradas pelas descobertas da psicanalise. Mas, com o tempo, ele passou a acreditar que uma "pedagogia psicanalítica", era impossível, pois não há como evitar conflitos entre satisfação das pulsões da criança e qualquer tentativa de organização civilizada de sua vida social.

Mesmo que Freud, pessimista, não tenha elaborado nenhuma teoria pedagógica, sua influência é sentida de maneira generalizada e se manifesta especialmente nas correntes que defendem a ideia de que a escola seja não apenas um local de "transmissão de conhecimentos", mas também um espaço onde as crianças possam expressar e elaborar suas vivências emocionais.

As descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil provocaram grande espanto na sexualidade conservadora no final do século XIX, visto que até esta época a criança era vista com símbolo de pureza.

Ao longo dos tempos ,a sociedade vem, pouco familiarizando-se e compreendendo as diferentes formas de expressão da sexualidade infantil. Sexualidade essa que evolui, segundo Freud .

Etapas do desenvolvimento psicossexual segundo Freud.

Fase oral: de 0 a 01 ano aproximadamente.

Características principais: a região do corpo que proporciona maior prazer é a boca.É pela boca que a criança entra em contato com o mundo.

Fase anal dos 02 aos 04 anos aproximadamente.

Características principais: nesse período a criança passa a adquirir o controle das esfíncteres a zona de maior satisfação é o anus. A criança descobre que pode controlar as fezes que sai do seu interior, oferecendo á mãe, ora como um presente ora como algo agressivo.

Fase Fálica: de 04 a 06 anos aproximadamente.

Características principais: nessa fase do desenvolvimento a criança volta-se para região genital. Inicialmente a criança imagina que tantos os meninos como as meninas possuem pênis. Ao serem defrontados com as diferenças anatômicas entre os sexos as crianças criam os chamados "teorias sexuais infantis" imaginando que as meninas não tem pênis porque este órgão lhe foi arrancado(complexo de castração). É neste momento que a menina tem medo de perder seu pênis.

Neste período surge o complexo de Édipo, no qual o menino passa a presentar uma atração pela mãe e rivalizar o pai, e na menina ocorre o inverso.

Fase latência : de 06 a 11 anos aproximadamente.

Características este período tem característica principal o deslocamento da libido sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares.

Fase Genital: a partir dos 11 anos

Características neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora do seu grupo familiar um objeto de amor.

A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem tem que elaborar a perda da identidade infantil e dos pais, da infância, para que pouco a pouco possa assumir uma identidade adulta.

Jean Piaget (1896-1980)

Jean Willian Fritz Piaget nasceu na Suiça, considerado um dos maiores e importantes pensadores do século XX.

Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.

Estágios de desenvolvimento

Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.

O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com