TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ar Condicionado

Casos: Projeto Ar Condicionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Climatizar ambientes é um processo de tratamento de ar em recintos fechados, de modo a controlar simultaneamente a sua temperatura, umidade, pureza e movimentação, para obtenção de um ambiente mais agradável. Para que isso aconteça é necessário que: se coloque o ar de um recinto fechado em movimento contínuo, fazendo-o passar por elementos de tratamento de temperatura e umidade. Sistemas de distribuição de ar:

•Sistemas de distribuição de simples: que atendem a apenas um recinto.

•Sistemas de zonas múltiplas: como o caso do condicionamento de diversas salas com controles individuais.

Sistemas de zonas simples: tem-se o controle da taxa de renovação de ar interno através da tomada de ar externo. Pode-se observar também na Figura abaixo que o ar de retorno é misturado com o ar de renovação, para depois passar pelos processos de tratamento, como resfriamento, desumidificação ou aquecimento.

FIGURA 1.0- SISTEMA DO AR CONDICIONADO

Para conveniência de nosso estudo, vamos adotar uma classificação que procura abranger de uma forma geral a grande maioria dos condicionadores de ar existentes no mercado. Quanto à capacidade, os aparelhos podem ser pequeno, médio ou grande porte. Já quanto à utilização, eles podem ser tipo residencial, comercial, hospitalar, industrial ou automotivo. Para fins de classificação técnica, podemos dividir os sistemas de condicionamento em dois tipos: sistema de expansão direta e sistema de expansão indireta.

•Sistema de expansão direta: o ar a ser climatizado entra em contato direto com o evaporador;

•Sistema de expansão indireta: utiliza um fluido intermediário, geralmente água gelada, para climatizar o ar do ambiente.

Baseado nisso, o aparelho de condicionamento deve ser instalado de forma que tenha contato com duas fontes de calor, uma fria e outra quente. Este contato pode ser direto ou indireto. Aparelhos de condicionamento de ar do tipo janela: o aparelho é posicionado diretamente em contato com o ambiente externo e com o ambiente a ser condicionado. Porém, nem sempre encontramos uma parede que separe diretamente as fontes fria e quente. Pode ocorrer, em alguns casos, que as duas fontes estejam separadas por outros ambientes, não possibilitando contato direto. Para solucionar este problema utilizamos geralmente os sistemas com condensa ção remota como os sistemas selfs com condensa ção remota, splits ou fan-coil/chiller.

Podemos distinguir diversos tipos de sistemas existentes no mercado, bem como as suas diversas aplicações. Os principais tipos são:

• sistema de expansão direta com condensação de ar acoplado;

• sistema de expansão direta com condensação a ar remota;

• sistema de expansão direta com condensação a água;

• sistema de expansão indireta com condensação a ar acoplado;

• sistema expansão indireta com condensação a ar remota;

• sistema de expansão indireta com condensação a água.

Condicionadores de Ar de Janela Como o próprio nome diz, estes condicionadores geralmente são instalados em janelas ou em paredes em uma altura de 1,60 m. Apresentam capacidade de resfriamento que variam de 0,5 a 3,0 TR, sendo geralmente resfriados a ar. Na Figura abaixo se ilustra o circuito de refrigeração de um condicionador de janela típico.

FIGURA 1.1- AR CONDICIONADO DE JANELA

Condicionadores de Ar de Janela Esses condicionadores podem também apresentar o condensador operando como evaporador no período de inverno e funcionando como bomba de calor para o aquecimento. É o chamado ciclo reverso. São bastante utilizados em residências e em prédios de escritórios. No entanto, o seu uso equivocado na parte inferior das paredes é muito comum em edifícios e provoca o desagradável efeito de estratificação do ar no ambiente dificultando a uniformização da temperatura e reduzindo a eficiência do aparelho.

Condicionadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com