TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila De Ar Condicionado

Ensaios: Apostila De Ar Condicionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A importância do ar para o homem é por demais conhecida, sob o aspecto da necessidade de oxigênio para o metabolismo. Por outro lado, a movimentação de ar natural, isto é, através dos ventos, é responsável pela troca de temperatura e umidade que sentimos diariamente, dependendo do clima da região. A movimentação do ar por meios não naturais constitui-se no principal objetivo dos equipamentos de ventilação, ar condicionado e aquecimento, transmitindo ou absorvendo energia do ambiente, ou mesmo transportando material, atuando num padrão de grande eficiência sempre que utilizado em equipamentos adequadamente projetados. A forma pela qual se processa a transferência de energia e que da ao ar capacidade de desempenhar determinada função. A velocidade, a pressão, a temperatura e a umidade envolvem mudanças nas condições ambientais, tornando-as propícias ao bem-estar do trabalhador.O ar condicionado é um ciclo de refrigerção padrão por compressão ((refrigerador , ar-condicionado), seus componetes são:Compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador. Compressor ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer ar frio. Os mecanismos do ciclo de refrigeração são os mesmos da geladeira e do ar condicionado. O nome desse fluído é Fréon, genericamente usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis utilizados como refrigerantes e combustíveis nos aerossóis.

PROPRIEDADES

A função do compressor é comprimir o fluido refigerante, elevando a pressão do fluido. Em um ciclo ideal, a compressão é considerada adiabática reversível (isoentrópica), ou seja, desprezam-se as perdas. Na prática perde-se calor ao ambiente nessa etapa, porém não é significativo em relação à potência de compressão necessária.

?????????????????????????????????????????????????????????

CARACTERÍSTICAS

???????????????

Em resumo, os efeitos da corrente de ar num ambiente dependem: dos seguintes fatores

- movimento devido aos ventos externos;

- movimento devido á diferença de temperatura;

- efeito de aberturas desiguais.

As regras gerais para construção de edifícios são:

A - Edifícios e equipamentos em geral devem ser projetados para ventilação efetiva,

independente das direções de vento.

B - Aberturas como portas, janelas, etc. não devem ser obstruídas.

C - Uma quantidade maior de ar por área total abertura é obtida usando-se áreas

iguais de aberturas de entrada saída.

??????????????? E PORQUE NÃO SEI O Q COLOCAR..RSRSRS

APLICAÇÕES INDÚSTRIAIS

TEMOS AS APLICAÇÕES DE CONFORTO E DE PROCESSOS

*CONFORTO: tem como objetivo proporcionar um ambiente de construção interior que apesar de mudanças climáticas externas o ambiente interior permanece relativamente constante.

Aplicações de conforto são bastante diferente para vários tipos de construção e podem ser categorizados como:

Edifícios altos residenciais, inclusive as habitações individuais, duplex, e prédios de apartamentos pequenos

Edifícios comerciais, que são construídas para o comércio, incluindo escritórios, shoppings, centros comerciais, restaurantes, etc

Edifícios institucionais, que inclui edifícios governamentais, hospitais, escolas, etc

Espaços industriais onde o conforto térmico dos trabalhadores é desejada.

O ar condicionado pode ser usado para muitos tipos de transporte - veículos motorizados, ônibus e outros veículos terrestres, trens, navios, etc.

Aplicações de processos como objectivo proporcionar um ambiente adequado para um processo a ser realizado,

*PROCESSOS

Aplicações de processos como objectivo proporcionar um ambiente adequado para um processo a ser realizado,

É as necessidades do processo que determinar as condições climáticas externas ou internas, não preferência humana. Aplicações de processo incluem os seguintes:hospitalares,os centros de dados,têxtil de fabricação,instalações para testes físicos, plantas e áreas de cultivo agrícola, nucleares instalações,

Chemical e biológicos laboratórios, mineração, ambientes industriais, alimentos cozinhar e processamento áreas.

Em ambas as aplicações de conforto e de processo, o objectivo pode ser não só de controle de temperatura, mas também a humidade , a qualidade do ar, e de movimento de ar a partir do espaço para o espaço.

FUNCIONAMENTO

Em vermelho no diagrama á cima o compressor comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão. No momento em que fluido refrigerante na forma de líquido saturado passa pelo dispositivo de expansão, onde há uma queda de pressão passando a ter dois estados, o líquido e o gasoso. Nesse ponto o fluido refrigerante , é denominado de flah gás. O fluido é conduzido pelo evaporador, onde absorverá o calor do ambiente a ser refrigerado, vaporizando-se.

Já na saída do evaporador, ele é succionado em forma de gás pelo compressor , que eleva sua temperatura e pressão para ser conduzido através do condensador, que cederá calor ambiente externo, após o fluido condensado e completando o ciclo. A circulação do ar , é efetuada pelo ventilador ou fan, onde faz o ar a ser resfriado entre em contato com a serpentina do evaporador.

Onde é aplicada a primeira lei da termodinâmica para determinar as condições de trabalho do ciclo em cada volume de controle. Representa-se o ciclo no diagrama pressão-entalpia, aonde se indica o estado do refrigerante em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com