TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Atps

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Projeto multidisciplinar é uma ferramenta de ensino que reúne várias disciplinas num só projeto, fazendo com que o aluno tenha acesso a várias disciplinas num só tema. É uma tática que pode ser usada desde as séries iniciais, é imprescindível que os temas estejam de acordo com a grade curricular de ensino. Assim os alunos desde cedo aprendem a trabalhar em equipe a pesquisar e a criarem curiosidade a respeito dos temas abordados, aprendendo que as matarias que estudam estão todas “interligadas”.

Etapa 1:

As etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo.

A elaboração de um projeto consiste em transformar uma idéia em realidade, então será desenvolvida uma proposta de trabalho a ser realizada. O projeto não deve ser do diretor ou do coordenador, deve ser da escola. Portanto é essencial a participação de todos, principalmente doa alunos.

A elaboração de um projeto é feita nas seguintes etapas:

Definição do tema:

É o primeiro passo da equipe escolher o tema do projeto, nesta etapa todos devem participar. Deve-se ouvir a opinião dos alunos, pois eles dirão os temas que mais os interessam aprender. O tema do trabalho deve ser um tema que enquadre diversas disciplinas, o que será melhor ainda para o aprendizado dos alunos.

Definição dos objetivos gerais;

Após a escolha do tema já se deve definir os principais objetivos do projeto, os objetivos gerais. O que a escola pretende alcançar com esse projeto? Qual fase específica será desenvolvida pelos alunos? Que mudança ocorrerá no ambiente escolar com esse projeto?

Definição dos objetivos específicos;

São os objetivos mais detalhados, que de acordo com os objetivos gerais serão alcançados ao longo das realizações das outras etapas com atividades propostas. Uma maneira razoável de delimitar os objetivos específicos é pensar na solução da problemática exposta no projeto.

O Projeto e a proposta pedagógica da escola;

O projeto deve estar de acordo com a proposta pedagógica da escola, tanto na criação, elaboração e conclusão, e deve levar a refletir no que essa proposta deve melhorar.

Justificativa;

Procure respostas simples e objetivas para as seguintes perguntas:

Por que esse projeto é importante? Qual sua importância para a escola? Qual benefício trará ao aprendizado dos alunos?

Metodologia;

A metodologia escolhida para ser aplicada no projeto requer atenção especial. É necessário que ela seja:

Colaborativa: Envolva toda a equipe nas atividades

Integrativa: Envolva alunos, professores, funcionários e se possível até os pais dos alunos.

Multidisciplinar: O projeto deve envolver professores e cada um deles dando sua contribuição para determinada disciplina.

Abrangente: Que envolva diversas faixas etárias de alunos.

É importante também que a metodologia explique como o projeto vai contribuir para mudar os hábitos de trabalho e a melhora na aprendizagem. Deve se também explicar como será dividido o espaço escolar para a realização das atividades que serão multidisciplinares e terão a participação de alunos de diversas faixas etárias.

Atividades;

É preciso tentar explicar as atividades que levarão a realização dos objetivos do projeto. Deve-se: especificar a atividade a ser realizada, explicar quais habilidades e competências serão beneficiadas com essa atividade, esclarecer os métodos usados, esclarecer como a atividade será compatível a grade curricular, descrever o local, descrever as pessoa envolvidas nessa atividade, os professores, os alunos e etc. Indique os recursos que serão utilizados nessa atividade.

Acompanhamento, avaliação e disseminação;

A equipe deve definir uma forma de acompanhamento ao desenvolvimento do projeto, pode ser por meios de reunião, de relatórios, entre outros. Para avaliação deve haver uma forma indicadora que mostre os efeitos do projeto na escola, nos alunos e nos professores. A equipe deve pensar numa forma de transmitir o projeto, mostrando seus passos e o que foi alcançado, os resultados.

Definição do título do projeto;

Deve ser escolhido um nome interessante que desperte o interesse das pessoas pelo projeto.

Equipe responsável pela elaboração do projeto:

Listar o nome das pessoas que participarão do projeto (diretos, coordenador, professores e alunos.

Finalização.

O projeto deve ter no máximo 10 páginas, de preferência com uma única cor e apenas um tipo de letra num mesmo tamanho para facilitar a leitura.

Etapa 2:

Sobre o tema do projeto;

Pensando na necessidade do conhecimento do lugar onde vivemos, de conhecer nossa história nosso passado foi feito um projeto multidisciplinar com o tema: “A natureza e o tempo modificam as paisagens.” É importante que as crianças conheçam o ambiente em que vivem, conheçam o passado e que possam reparar nas mudanças que ocorreram através dos anos até os dias atuais. E por Luziânia ser uma cidade histórica iremos explorar essa parte nas aulas de história e geografia, vamos conhecer os centros históricos, e o nosso espaço. Vamos observar através de pesquisas tudo o que mudou com o tempo, as paisagens se modificam por ação do homem ou da natureza, essa parte entrará na disciplina de ciências. Com isso as crianças conhecerão a história da cidade em que vivem e terão também noção das modificações ambientais, falaremos sobre a conservação da natureza e dos patrimônios públicos. É essencial que conheçamos o passado.

Etapa 3:

Levantamento sobre um projeto transdisciplinar bem sucedido

Chamou-nos atenção um projeto que foi desenvolvido numa escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com