TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Projetos 2013

Casos: ATPS Gestão De Projetos 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  2.366 Visualizações

Página 1 de 14

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

GESTÃO DE PROJETOS

Autores:

Lucélia Silva Pinheiro RA 2040965292

Ozéas José de Paula RA 2061126058

Paula Dyanne Sanches Rump RA 6104266928

Christian Ralph Costa RA 3389585288

Joaquim Aparecido de Carvalho RA 2027115641

Curso: Administração de Empresas

Semestre: 6º e 7º

PÓLO FSJ – São José dos Campos – SP

1º Semestre - 2013

Relatório apresentado como atividade prática supervisionadas da Disciplina de Gestão de Projetos no Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a orientação da Professora tutora Silvana Machado.

Tutor Presencial: Silvana Machado

PÓLO FSJ – São José dos Campos – SP

1º Semestre – 2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 04

2.GESTÃO DE PROJETOS 04

2.1.GERENCIAMENTO DO PROJETO 05

2.2.ÁREAS DE CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS 06

2.3.PROJECT CHARTER 07

2.4.EAP – E AS FASES DE UM PROJETO 07

2.5.STAKEHOLDERS 07

2.6.FOCO GERENCIAL 08

3.A EMPRESA 08

4.O PROJETO 09

4.1. FASES DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO 09

5.ANÁLISE DE RISCOS 15

6.CONCLUSÃO 19

7.REFERÊNCIAS 20

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo retratar a importância da Gestão de Projetos na administração das empresas, apresentando as necessidades mais evidentes na execução de um projeto, levando em consideração o tempo de execução, estrutura, orçamento, membros envolvidos e cronogramas de execução, observando a forma adequada de apresentar o projeto, detalhando como serão avaliados os resultados e a importância dos mesmos para a melhoria da administração da empresa.

2. GESTÃO DE PROJETOS

Para tratar de Gestão de Projetos devemos ter idéias, produtos, clientes, localização e pessoas envolvidas ou outro fator. Em segundo lugar, um projeto deve ter objetivo claro, e só assim chegar no final do projeto com sucesso. Sempre ciente que em todos os momentos lidamos e envolvemos com pessoas, por exemplo, equipe do projeto, cliente envolvido, quem financia o projeto e outras áreas envolvidas e até mesmo os fornecedores.

Não podemos confundir projeto com um novo negócio, projetos podem ser de vários tamanhos e tipos, e podem englobar diferentes áreas de atuação, não tendo assim nada a ver com a criação de um novo negócio.

Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para confecção de atividades relacionadas, visando atingir um conjunto de objetivos definidos. Conhecimento e práticas da gestão de projetos são muito bem descritos em termos de seus processos componentes, processos esses que podem ser classificados em cinco grupos:

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.

Gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.

“Um projeto é uma reunião de esforços aplicados de forma integrada na busca de um objetivo bem definido”. Segundo o PMI (Project Management Institute), projeto é: “Um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único”.

No entanto, os projetos não se restringem a empreendimentos grandiosos. Todos nós os executamos em nosso dia-a-dia: a construção de nossas casas, nossas viagens e, até mesmo, nossa própria vida são exemplos de projetos.

Muitas pessoas – senão todos – já coordenaram projetos ao menos uma vez. A humanidade executa projetos desde os primórdios da civilização. As caçadas organizadas por nossos ancestrais e a construção das grandes maravilhas do mundo, como as Pirâmides ou a Grande Muralha da China, podem ser consideradas como tal. Guardadas as devidas proporções em relação à época em que foram realizadas, essas obras podem ser comparadas a grandes projetos atuais como o Projeto Manhattan, que construiu a primeira bomba atômica, ou o Projeto Apollo, que permitiu ao homem chegar à Lua.

2.1. GERENCIAMENTO DO PROJETO

O acompanhamento das fases de um projeto é feito pelo Gerente de Projetos, que deve gerenciar, administrar e coordenar todas as etapas, do inicio ao fim, utilizando técnicas, conhecimento e habilidades para garantir o sucesso do mesmo, atingindo os objetivos para o qual foi criado.

2.2. ÁREAS DE CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS

Existem técnicas para executar cada atividade dentro do processo de gerenciamento do projeto que são conhecidas como gestão do conhecimento, descritas abaixo por 9 áreas:

• Gerenciamento de integração do projeto: é a área que descreve os processos e as atividades, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

• Gerenciamento do escopo do projeto: que consiste o planejamento o escopo do projeto, ou seja, planejar todos os processos envolvidos para iniciar o Projeto, como as alterações do escopo serão tratadas ao longo do Projeto.

• Gerenciamento de tempo do projeto: são os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Definição da atividade, seqüenciamento de atividades, estimativa de recursos da atividade, estimativa de duração da atividade, Desenvolvimento do cronograma e controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com